quinta-feira, 15 de setembro de 2022

AMÉRICA CENTRAL - Exercícios com gabarito

 

 

1) A República do Haiti é um pequeno país, que possui cerca de 10 milhões de habitantes, dos quais a grande maioria negra. A língua oficial é o francês e o crioulo, e a capital chama-se Porto Príncipe. O quadro social do país é bastante precário, em 2014 os jornais noticiaram a busca dos haitianos por trabalho no Brasil. Assinale a alternativa que contém o nome do continente onde o Haiti se localiza.

a) América do Norte

b) América Central

c) Ásia

d) América do Sul

e) África

RESPOSTA B

2) “No período de 2009 a 2014, a economia de Cuba apresentou baixo crescimento do PIB e do PIB per capita, além de déficit fiscal em quase todos os anos. São evidências de uma profunda crise estrutural ocasionada por deficiências internas e influências externas que limitam fortemente o desempenho da economia, o desenvolvimento e a melhora da qualidade de vida da população” (Rodríguez, 2016). Sobre Cuba, levando em consideração os dados apresentados e os conhecimentos de geografia, é correto afirmar:

a) A crise mundial iniciada em 2008 estancou o processo de desenvolvimento acelerado que a economia cubana vinha alcançando desde 1992, quando o fim da URSS livrou Cuba da interferência soviética.

b) O baixo ritmo de crescimento do PIB é compensado pelas políticas de distribuição de renda adotadas no país, que contribuem para elevar a renda média da população.

c) A participação popular na elaboração e execução de políticas públicas é um dos fatores estruturais responsáveis pelo déficit fiscal persistente, na medida em que pressiona os gastos sociais para cima.

d) A crise internacional de 2008, o bloqueio econômico dos EUA e as deficiências do modelo de economia planificada são fatores externos e internos que contribuem para o baixo dinamismo econômico.

e) As altas taxas de crescimento demográfico são um fator interno que contribui para o baixo crescimento do PIB per capita.

RESPOSTA D

3) Na sequência de 18 meses de negociações secretas, mediadas pelo Papa Francisco e o Canadá, os líderes dos EUA e Cuba anunciaram, em dezembro de 2014, que planejavam reabrir embaixadas nas capitais um do outro e normalizar as relações. Com as relações diplomáticas restauradas, os Estados Unidos e Cuba têm pela frente a mais difícil tarefa, que é a normalização das relações globais.

Fontes: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/07/obama-anuncia-volta-de-relacoes-com-cuba-e-abertura-de-embaixada. html Adaptado. Publicado em 1-7-2015.


Sobre esse tema, observe a charge a seguir :



Fonte: Imagem: http://www.cartoonmovement.com/cartoon/22340 Acesso 23-09-2015

 
A mudança política, informada pela matéria, foi tema para o chargista produzir sua versão sobre o assunto. Na interpretação do artista, Cuba
 

a) manterá intactas suas tradições políticas e ideológicas

b) transformará a sociedade em um reduto de perfil católico

c) continuará com o mesmo perfil econômico e cultural

d) arriscará suas tradições políticas e ideológicas

e) negará as influências da cultura norte-americana

RESPOSTA D

4) Depois de mais de meio século de ruptura em decorrência dos novos arranjos da Guerra Fria, Cuba e Estados Unidos deram importante passo para o avanço das relações diplomáticas entre os dois países, com a reabertura das embaixadas nas suas capitais.

Analise as afirmativas, que têm relação com o acontecimento.

I. O rompimento das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Cuba ocorreu no contexto da Guerra Fria, a partir da política nacionalista adotada por Fidel Castro e seus seguidores, que rendeu o desagrado dos Estados Unidos e o apoio da União Soviética.

II. A reabertura das embaixadas entre Estados Unidos e Cuba significa o restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

III. O regime pró soviético instalado em Cuba e a Crise dos Mísseis elevaram as tensões entre EUA e Cuba, culminando com a expulsão deste país da OEA e seu isolamento diplomático pelos países americanos.

IV. A reabertura das embaixadas e o restabelecimento diplomático entre Cuba e Estados Unidos provocaram, no mesmo ato, a declaração do fim do embargo econômico contra a ilha caribenha e a desocupação de Guantánamo.

 É correto apenas o que se afirma em:

a) I, II e III

b) I e II

c) II e IV

d) II, III e IV

e) III e IV

RESPOSTA A

 

5) Observe o mapa a seguir.



(Disponível em: <https://brasil.elpais.com/brasil/2014/01/24/internacional/1390589834_173330.html>. Acesso em: 21 set. 2017.)

Quanto aos pontos 1, 2, 3 e 4 indicados no mapa, assinale a alternativa correta.

a) São caracterizados por conflitos e disputas fronteiriças por territórios marítimos, fluviais e insulares pela necessidade de resguardar os interesses dos países na exploração de suas possibilidades econômicas.

b) São caracterizados por conflitos territoriais, por domínio de pontos de tráfico ilícito de mercadorias falsificadas e crime organizado transnacional com ligações com outros crimes, incluindo drogas ilícitas, lavagem de dinheiro e corrupção.

c) São caracterizados por disputas pelo reconhecimento das terras dos povos nativos de fronteira e conflitos com os comerciantes não nativos para criar possibilidades para a exploração dessas áreas.

d) São caracterizados por graves disputas nas regiões fronteiriças, devido ao enfrentamento das comunidades camponesas frente à exploração da pesca predatória por empresas comerciais.

e) São regiões de conflitos com a presença das Forças Armadas da Colômbia (FARC), que operam nos países latino-americanos mediante táticas de guerrilhas.

RESPOSTA A

 

6) Leia o parágrafo e as afirmações abaixo.

É a América Latina, a região das veias abertas. Do descobrimento aos nossos dias, tudo sempre se transformou em capital europeu ou, mais tarde, norte-americano, e como tal se acumulou e se acumula nos distantes centros do poder. Tudo: a terra, seus frutos e suas profundezas ricas em minerais, os homens e sua capacidade de trabalho e de consumo, os recursos naturais e os recursos humanos”.

(trecho do livro de Eduardo Galeano. As veias abertas da América Latina. Porto Alegre: L&PM, 2010, p.18.)

I - A mineração, principalmente de ouro e prata, em países da América Latina fez parte do processo de exploração realizado pelos colonizadores europeus. Hoje, a produção mineral ainda ocupa papel de destaque na economia de vários países.
II - O espaço agrário da América Latina é marcado por contrastes: de um lado, a existência de pequenos e médios estabelecimentos voltados para a produção de gêneros para exportação, tais como café, cana-de-açúcar, soja e criação de gado de corte. Do outro lado, estão os grandes estabelecimentos voltados à alimentação da população, responsáveis pela produção de milho, feijão e batata dentre outros produtos.
III - O intenso processo de urbanização nos países da América Latina ocorreu devido ao desenvolvimento industrial em algumas regiões e também pela modernização do campo, que extinguiu postos de trabalho. Esse processo deu origem a grandes metrópoles tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México e Buenos Aires.
IV - A América Latina é formada pelos países pertencentes à América do Sul, que tem em comum, além da língua espanhola, o tipo de colonização implantado pelos europeus.

Quais estão corretas?

a) Apenas I e III.

b) Apenas II e III.

c) Apenas I,II e III.

d) Apenas I, III e IV.

e) I,II, III e IV.

 

RESPOSTA A

7) Após 59 anos de era Castro, Cuba empossa Miguel Díaz-Canel como presidente

A Assembleia Nacional de Cuba confirmou [...] Miguel Díaz-Canel como sucessor de Raúl Castro no comando da ilha. Ele recebeu 603 dos 604 votos possíveis na sessão que começou às 9h locais (10h de Brasília) e é oficialmente o novo presidente do país.
Díaz-Canel foi indicado [...] para ocupar o cargo de presidente do Conselho de Estado, cargo que representa o chefe de Estado e de governo de Cuba. Ele será a primeira pessoa de fora da família Castro a comandar o país em quase 60 anos. Antes disso, era o primeiro vice presidente do órgão.

FLECK, Isabel. Folha de São Paulo. 19 abr. 2018.
Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/04/miguel-diaz-canel-ec-onfirmado-como-sucessor-de-raul-castro-em-cuba.shtml> Acesso em: 09 set. 2018.

A respeito do tema abordado na reportagem, avalie as afirmativas a seguir.

I. O novo presidente cubano se apresenta como grande opositor da linha revolucionária e socialista e, mais especificamente, do processo de reforma iniciado por Raúl Castro na última década.
II. Um dos maiores desafios do novo presidente é dar impulso à transição para um modelo de mercado para revitalizar a economia da ilha.
III. Com a eleição de Díaz-Canel, Raúl Castro deixou de vez o poder em Cuba, afastando-se de todos os órgãos vinculados ao Partido Comunista e às Forças Armadas.

É correto o que se afirma em

a) I, apenas.

b) II, apenas.

c) III, apenas.

d) I e II, apenas.

e) II e III, apenas.

 

RESPOSTA B

8)

Terremoto no Japão:
Data da ocorrência: 10 de março de 2011 
Magnitude: 8,9 graus na escala Richter 
Número de mortos: 13 mil
IDH*: 0,884 (muito elevado)

Terremoto no Haiti:
Data da ocorrência: 12 de janeiro de 2010 
Magnitude: 7 graus na escala Richter 
Número de mortos: 200 mil
IDH*: 0,404 (baixo)

*O IDH – Índice de Desenvolvimento Humano é formado por dados sobre esperança de vida ao nascer, escolaridade e distribuição da riqueza produzida. Varia de 0 a 1.

Explique
A) a semelhança na causa da ocorrência de terremotos, nos dois países;
B) a diferença no impacto social em consequência dos terremotos, entre os dois países, considerando suas situações socioeconômicas. 

Resposta

A) Ambos os países citados situam-se em ilhas oceânicas originadas do encontro de placas tectônicas, estando, portanto, em zonas de intensa atividade sísmica.
B) O Japão apresenta níveis econômicos, tecnológicos e educacionais elevados e possui mecanismos de prevenção e minimização de danos causados pela instabilidade física da área que ocupa. O Haiti, ao contrário, é um país social e economicamente fragilizado, com elevados índices de pobreza e baixos índices educacionais, sem condições de investir em prevenção e minimização dos efeitos de catástrofes naturais. Isso explica porque o abalo sísmico no Japão, mesmo tendo sido de maior magnitude, teve um número de vítimas muito menor que o do ocorrido no Haiti.

9)



O mapa mostra a América do Sul e o Caribe na perspectiva do Comando Militar Unificado dos Estados Unidos da América.

Indique dois interesses econômico-estratégicos norte-americanos na região do Caribe.

Resposta

Os principais interesses econômicos e estratégicos norte-americanos na região do Caribe se referem: ao combate à guerrilha e a produção de coca-cocaína na Colômbia; ao controle do suprimento de petróleo venezuelano para os Estados Unidos; à importância do canal do Panamá; à presença de um governo socialista em Cuba.

10) É uma ilha do mar do Caribe, na América Central, que está ligada aos Estados Unidos por meio do estatuto chamado de “estado livre associado”. De acordo com esse sistema, a ilha tem governo próprio, mas mantém alguns laços com os Estados Unidos.

a) Belize

b) República Dominicana

c) Costa Rica

d) Jamaica

e) Porto Rico

RESPOSTA E

Nenhum comentário:

Postar um comentário