quarta-feira, 14 de setembro de 2022

REGIÃO SUL - Exercícios com gabarito

 



1) Observe as imagens das pirâmides etárias do Rio Grande do Sul e leia as afirmações que seguem.



I. O declínio da fecundidade e o aumento da expectativa de vida no estado marcam o início do processo de envelhecimento da população gaúcha.
II. Na pirâmide etária de 2010, observa-se uma elevação dos índices de população em idade ativa no estado, em relação às pirâmides anteriores.
III. Comparando-se as pirâmides, verifica-se que a expectativa de vida vem aumentando progressivamente, sendo a população feminina idosa maior do que a população masculina idosa.


Está correto o que se afirma em:

a) I e II apenas.

b) I e III apenas.

c) II e III apenas.

d) I, II e III.

e) I apenas.

1)

RESPOSTA D

2) Recentemente, o Tribunal Superior Eleitoral, decidiu mudar o tamanho das bancadas de alguns estados na Câmara dos Deputados. De acordo com TSE, a nova distribuição dos deputados na Câmara Federal fará com que o estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, perca um deputado. O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro que tem a menor taxa de crescimento populacional do país atualmente e isto se deve:

a) ao aumento da taxa de fecundidade e à emigração da população para outras regiões do país.

b) à redução da taxa de mortalidade infantil e ao aumento da taxa de fecundidade.

c) ao aumento da imigração para o estado e à redução da população economicamente ativa.

d) à redução na taxa de natalidade e à emigração da população para outros estados.

e) ao aumento da taxa de homicídios e ao aumento da mortalidade infantil no estado.

2)

RESPOSTA D

3) Sobre as características da região Sul do Brasil, segundo a classificação do IBGE, somente podemos afirmar que:

a) difere do modelo passado de ocupação do Brasil pela ausência de grandes plantações de cana; forte presença do imigrante europeu

b) situa-se totalmente ao sul da linha do Trópico de Capricórnio, motivo principal do registro de estações climáticas frias

c) contém significativas porções de Mata de Araucária que atendem ao aumento do processo de produção de papel e celulose

d) o processo agropecuário baseia-se na produção de produtos tropicais para exportações em grandes latifúndios

e) as cidades mais importantes e industrializadas encontram-se próximas às áreas de maior extração mineral
 

3)

RESPOSTA A

4) Como ocorre em outros estados brasileiros, existe, no Rio Grande do Sul, uma série de variáveis que influenciam o valor da terra, como, por exemplo, características relacionadas ao clima, relevo, solo, vegetação e hidrografia, além de fatores de localização e de comercialização de produtos agrícolas e pecuários.

Assim, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.

(   ) A modernização de técnicas empregadas no cultivo de determinadas culturas vem contribuindo para a valorização das terras na Metade Sul do estado do Rio Grande do Sul.

(   ) A modernização de técnicas empregadas na agricultura, atualmente, no Rio Grande do Sul contribui para diminuir a dualidade histórica presente na paisagem agrícola do norte e na pastoril do sul.

(   ) A diversidade do clima, da vegetação e dos solos no estado gaúcho, aliada à difusão de técnicas de produção na agricultura e na pecuária, proporciona variação no preço das terras no estado.

A sequência correta é

a) V – F – F

b) V – V – F

c) F – V – F

d) V – V – V

e) F – F – V

4)

RESPOSTA D

5) Observe a figura.



Fonte: COELHO, M. A. e TERRA, L. Geografia Geral e do Brasil: O espaço natural e socioeconômico.
São Paulo: Moderna, 2005.

São características comuns aos municípios destacados no mapa:

a) Surgiram de antigas colônias italianas que se dedicaram ao cultivo de trigo desde a primeira metade do século XX

b) Originaram-se da colonização de alemães que se dedicaram à policultura e cultivo de trigo no século XIX

c) Originaram-se de colonização eslava que se estabeleceu em grandes propriedades monocultoras de café, no final do século XIX

d) Resultaram da ocupação de japoneses que vieram para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial, apoiados pelo governo brasileiro

5)

RESPOSTA B

6) A rede urbana do Rio Grande do Sul é composta por

a) Uma região metropolitana: a Região Metropolitana de Porto Alegre.

b) Duas regiões metropolitanas: a Região Metropolitana de Porto Alegre e a Região Metropolitana de Caxias do Sul.

c) Duas regiões metropolitanas: a Região Metropolitana de Porto Alegre e a Região Metropolitana da Serra Gaúcha.

d) Três regiões metropolitanas: a Região Metropolitana de Porto Alegre, a Região Metropolitana da Serra Gaúcha e a Região Metropolitana do Litoral Norte.

e) Quatro regiões metropolitanas: a Região Metropolitana de Porto Alegre, a Região Metropolitana de Caxias do Sul, a Região Metropolitana do Litoral Norte e a Região Metropolitana de Pelotas-Rio Grande.

6)

RESPOSTA C

 

7) Nos últimos anos, novos imigrantes têm provocado uma mudança no cenário do Rio Grande do Sul.

Sobre a questão dos novos cenários da mobilidade migratória, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso, nas sentenças a seguir.

(  ) Porto Alegre é o principal ponto de parada e de fixação para moradia dos imigrantes haitianos e senegaleses, por conta de alguns fatores, dentre eles, o custo de vida médio.

(  ) Parte significativa dos imigrantes não possui instrução, fala uma única língua, possui dificuldades de relacionamento e são bem recebidos pela população brasileira.

(  ) A maioria dos novos imigrantes vem por conta própria, ingressando de forma ilegal. Depois fazem o pedido de refúgio, instrumento legal para um estrangeiro permanecer no Brasil, alegando perseguições políticas ou questões humanitárias.

(  ) A escassez de força de trabalho nas indústrias do interior gaúcho foi determinante para que empresários buscassem migrantes. Sem eles, as linhas de produção corriam o risco de parar, efeito do desinteresse da população local.

A sequência correta para as sentenças é

a) F, F, F, V

b) F, F, V, V

c) F, V, V, F

d) V, F, F, V

e) V, V, F, V

7)

RESPOSTA B

8) A região Sul do Brasil, em decorrência de seu processo de colonização e de seu tipo de clima, apresenta características culturais peculiares. Tendo por referência essa região:
a) apresente um hábito cultural de sua população relacionado ao clima;
b) apresente um fator climático e relacione-o às médias térmicas anuais de aproximadamente 18 °C.

Resposta

a) Um hábito cultural de sua população, relacionado ao clima, entre outros:
• vestuários (casacos, blusas de lã, meias, cachecóis, bombacha etc.) indicados à contenção das temperaturas baixas, no inverno
• construção de casas indicadas à contenção das temperaturas baixas no inverno;
• hábitos alimentares destinados ao conforto térmico corporal (chimarrão, vinho, chocolate, churrasco etc.), no inverno;  

b) Um fator climático que justifica as médias térmicas anuais de aproximadamente 18 ºC, entre outros:
• situar-se em latitudes médias, pois quanto mais distante do paralelo do Equador menor é a temperatura;
• influência da Massa de ar Polar Atlântica, a qual possui como uma de suas características, temperaturas baixas;
• duração do dia e da noite, pois nas latitudes médias durante o inverno, em virtude dos dias serem mais curtos, tem-se menor tempo de duração da irradiação do calor, o que contribui para a ocorrência de temperatura baixas no inverno.

9) Identifique o espaço geográfico brasileiro analisado no texto a seguir.

“Apesar de apresentar-se muito bem individualizada no espaço geográfico nacional, determinada região possui diversidade de paisagens decorrente da inter-relação entre os elementos do espaço natural e o seu aproveitamento pelo homem. O relevo é relativamente simples, apresentando planaltos, com terrenos magmáticos extrusivos, que acabaram gerando solos de grande fertilidade, intercalados com terrenos areníticos. O clima é dominantemente subtropical, e as chuvas bem distribuídas durante o ano. O potencial hidráulico está entre os maiores do país.”

a) Região Metropolitana de São Paulo

b) Mesorregião do Itapecuru

c) Região Sul

d) Região Centro-oeste

e) Microrregião de Curitiba

9)

RESPOSTA C

10) Todas as alternativas apresentam características corretas da Região Sul do Brasil, EXCETO

a) Curitiba e Porto Alegre são as duas metrópoles nacionais da região e em suas regiões metropolitanas localizam-se importantes indústrias.

b) o Vale do Itajaí, em Santa Catarina, recebeu grande influência dos imigrantes alemães e destaca-se na indústria têxtil.

c) no setor energético, além da disponibilidade em xisto betuminoso e carvão mineral, a energia hidrelétrica é abundante, graças aos rios caudalosos e de planaltos.

d) as riquezas minerais, principalmente de minério de ferro e manganês, fazem da região a maior produtora destes recursos no Brasil.

e) a influência dos imigrantes italianos contribuiu para o desenvolvimento de importante indústria vinícola na região serrana do Rio Grande do Sul.

10)

RESPOSTA D


Nenhum comentário:

Postar um comentário