quinta-feira, 15 de setembro de 2022

ÁFRICA - Exercícios com gabarito

 

 

1) “O povoamento do Brasil deve-se principalmente – pelo menos até a grande imigração europeia da segunda metade do século XIX – ao tráfico de escravos africanos. Na época do primeiro recenseamento (1872), 58% dos quase 10 milhões de brasileiros eram de origem africana, pura ou mestiça. Até a abolição do tráfico negreiro (1850), 3,5 milhões de escravos haviam sido transportados em navios negreiros para o Brasil, o que representava 38% de todo o tráfico transatlântico”

(Fonte: LIVI-BACCI, M. 500 anos de demografia brasileira: uma resenha. Revista Brasileira de Estudos de População, v.19 n.1, jan/jun, 2002).

Para que sejam entendidos os processos demográficos que formaram a sociedade brasileira, é importante que os impactos dessa formação sejam observados, também, nos lugares de onde os fluxos migratórios foram impulsionados. Faça o que se pede a seguir.

a) Explique o que é um “lugar de saída” nos estudos populacionais e identifique duas dinâmicas que definem esse tipo de lugar.

b) Identifique um impacto socioeconômico gerado pela desestabilização demográfica do continente africano, ao longo dos 300 anos de tráfico negreiro.
 

Resposta

a) Lugares de saída são os espaços de onde saem fluxos emigratórios diversos. O “sair” desses lugares tem causas diversas, como guerras nacionais e civis, escassez alimentar ou de outros recursos, epidemias, políticas públicas demográficas, modernização tecnológica, dentre outros.

b) Dentre os impactos socioeconômicos mais expressivos que ocorreram (ocorrem) no continente africano como resultado da transformação do continente em um “lugar de saída” por mais de 300 anos pelo tráfico negreiro, destacam-se: a desorganização da população economicamente ativa das etnias escravizadas, reduzindo o quadro de mão-de-obra disponível para a geração de riquezas no continente; a perda de muitas tradições culturais milenares; a desestruturação das sociedades rurais africanas e o estímulo à urbanização do continente; o incremento demográfico causador de impactos expressivos na qualidade de vida das etnias africanas.

2)     Nas últimas décadas, muitos países africanos registraram um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), mas o Continente ainda enfrenta sérios problemas socioeconômicos. Considere as seguintes afirmativas sobre a África Subsaariana. 

I      Enfrenta altos índices de pessoas infectadas pelo vírus HIV e pela malária.

II     Sofre limitações no desenvolvimento da produção local, pois está fora das prioridades dos mercados mundiais.

III    Apresenta o menor índice de conflitos no Continente, devido ao respeito às Leis Internacionais sobre Refugiados.     Das afirmativas acima, pode-se dizer que

a) apenas I está correta

b) apenas II está correta

c) apenas I e II estão corretas

d) apenas II e III estão corretas

e) I, II e III estão corretas

RESPOSTA C

3)



Atualmente, grandes jazidas de diamantes, localizadas em diversos países africanos, abastecem o luxuoso mercado mundial de joias. O diamante é uma forma cristalina do carbono elementar constituída por uma estrutura tridimensional rígida e com ligações covalentes. É um mineral precioso devido a sua dureza, durabilidade, transparência, alto índice de refração e raridade. Analise as afirmações abaixo: I.  O diamante e a grafite são formas alotrópicas de carbono com propriedades físicas e químicas muito similares. Apesar disso, o diamante é uma das pedras preciosas mais valiosas existentes e, a grafite, não. II.  A partir do cartaz acima, é possível inferir a associação entre a extração de diamantes na África e o comércio internacional de armas, que abastece grupos rivais envolvidos nas guerras civis desse continente. III.  O cartaz denuncia a vinculação dos países africanos islâmicos com o terrorismo internacional e o seu financiamento por meio do lucrativo comércio mundial de diamantes e pedras preciosas. Está correto o que se afirma apenas em

a) I e II

b) I e III

c) II

d) II e III

e) III

RESPOSTA C

4) ÁFRICA
O continente africano está dividido em dois conjuntos geopolíticos: a África do Norte e a África Subsaariana. Essa bipartição reflete heranças históricas e culturais divergentes que se traduziram em processos diferentes de formação dos Estados contemporâneos.

Com relação ao continente africano, analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições que seguem.

( ) A religião islâmica propagou-se para os povos que habitavam a orla meridional do Saara, a região do Sahel. Atualmente, os países do Sahel (Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Mali, Níger, Chade, Sudão, Djibuti, Somália e Etiópia), apresentam maiorias populacionais muçulmanas.
( ) No domínio climático tropical, que caracteriza grande parte do Continente, a irregularidade das precipitações provoca perdas periódicas de safras e instabilidade dos ciclos agrícolas.
( ) A Conferência Mundial sobre a Aids, realizada em 2000, na África do Sul, registrou que mais de 25 milhões de pessoas infectadas no Planeta estão na África. A dimensão da tragédia torna-se mais nítida quando se observa que, na África Subsaariana, a prevalência do HIV concentra-se entre as mulheres em idade reprodutiva.

Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.

a) V – F – F

b) F – F – F

c) V – V – V

d) V – V – F

e) F – F – V

RESPOSTA C

 

5)


Disponível em: <www.saltonsea.sdsu.edu>. Acesso em: 30 jul. 2012.

 

Das características da região destacada no cartograma acima, está correta a afirmação de que nela:

a) as doenças endêmicas estão sob controle público

b) as savanas e florestas são predominantes

c) as crises de fome são menos regulares

d) os fluxos migratórios são intensos

e) os rios de planalto são perenes

RESPOSTA D

 

6)      O livro de Nnimmo Bassey rompe com dois lugares comuns que têm prevalecido nos discursos sobre a África:
1)  o continente é sempre interpretado como vítima de um passado colonial onipresente que o incapacita a sair do quadro de miséria e subdesenvolvimento, é como se a África estivesse condenada pelo passado, uma região sem presente;
2)  o continente caracteriza-se por infindáveis lutas fratricidas e tribais. Aliás, esse conceito de tribo é reiteradas vezes usado para caracterizar os conflitos e lutas do continente, impondo-se assim um conceito que, na literatura colonialista, é oposto ao conceito de civilização. Haja eurocentrismo! Não, para Nnimmo Bassey essa história colonial não condena o presente desse continente e seus povos por uma simples razão: o fim do colonialismo não significou o fim da colonialidade que, assim, se mostra irmão siamês do capitalismo na sua sanha de acumulação de capital.

(Denilson A. Oliveira e Carlos W. Porto-Gonçalves. “Apresentação à edição brasileira”. In: Nnimmo Bassey. Aprendendo com a África, 2015. Adaptado.)

Explicite o modo de estabelecimento das fronteiras no continente africano durante o período colonial e o contexto em que grande parte dos movimentos por descolonização ocorreram. Cite dois exemplos de como a colonialidade se expressa nesse continente.

 Resposta

As fronteiras foram estabelecidas dentro do contexto do período imperialista, onde o interesse econômico era predominante sobre o critério 
étnico-cultural. A descolonização ocorreu após a 2ª Grande Guerra, no contexto da Guerra Fria e do movimento “terceiro-mundista”.
Entre as consequências do passado colonial na África Contemporânea, destacam-se: o “artificialismo” das fronteiras, a intensificação das rivalidades étnico-religiosas, a intensa fragmentação político-territorial, a desestruturação do modo de vida tradicional africano, a dependência econômica das jovens nações africanas e o avanço dos conflitos armados.

 

7) A segregação socioespacial na África do Sul, decorrente da colonização europeia, existe desde o século XVII, quando a região foi ocupada por ingleses e holandeses. No entanto, o regime do apartheid data de 1948, quando se intensificaram a institucionalização e o processo de formação de territorialidades da população negra segregada no território nacional e nos espaços urbanos de uma mesma cidade. Considerando o exposto,

a) caracterize o regime do apartheid. 

b) explique a relação entre a Lei de Criação dos Bantustões, de 1951, e a Lei de Reserva de Amenidades Separadas, de 1953, quanto à institucionalização das territorialidades da população negra segregada.

Resposta

a) O regime do apartheid caracteriza-se pelo controle político de um governo de minoria branca, de origem europeia, sobre a maioria da população negra africana, impondo-lhe leis, regras e sistemas de controle social. Esse regime definiu o que era permitido à população negra quanto à mobilidade, ao uso de bens, aos serviços e equipamentos públicos e à ocupação de determinadas áreas no espaço urbano. 

b) A Lei de 1951, que determinou a criação dos Bantustões, bairros (guetos) só para negros, instituiu a segregação socioespacial ao definir as áreas nas cidades destinadas às territorialidades da população negra segregada.

– A Lei de 1953, de Reserva de Amenidades Separadas, codificou o apartheid nas estações de embarque e desembarque, cinemas, hotéis, praças, parques, praias, piscinas e outros locais de lazer. O ensino também passou a ser separado para as diferentes origens étnicas, assim como qualquer competição interracial foi proibida em todo o território nacional.

8) A África vem passando por transformações profundas, ocorridas no século XX, após o processo de descolonização e a criação dos estados nações. As questões a seguir tratam de transformações e problemas que ocorrem ou ocorreram no continente africano.

A) Responda o que se pede a seguir.

A.I. A partir de que década ocorreram as liberações das colônias?
A.II. Como passou a ser denominada, a partir de 2002, a Organização de Unidade Africana (OUA),
criada em 1961?

B) Cite o nome de duas nações africanas que possuem conflitos étnicos.

1.___________________________________ 2.__________________________________

C) Defina apartheid.

Resposta

Item A – A.I. as liberações das colônias africanas se deram após a II Guerra Mundial, principalmente na década de 1950. A.II. a Organização de Unidade Africana (OUA), criada em 1961, em 2002 passou a ser denominada de União Africana. A principal iniciativa da nova organização foi a criação do conselho de paz e segurança, objetivando intervir nos conflitos étnicos e prevenir genocídios. A mudança deu uma maior unidade à organização nas lutas em prol da África.

Item B – entre as nações africanas que estão em conflitos étnico-culturais, econômicos, políticos e religiosos, podemos citar Somália, Ruanda, Gana e Congo.

Item C – apartheid é um regime segregacionista controlado pela minoria branca descendente de alemães, holandeses e britânicos que se estabeleceram na África, principalmente na África do Sul. Com os processos de industrialização, o investimento de capital estrangeiro intensificou os processos de isolamento entre brancos e negros. Havia a superexploração do trabalho e a criação dos territórios isolados de grupos étnicos. Nelson Mandela, Steve Biko e Desmond Tutu foram líderes sul africanos que comandaram as lutas contra o apartheid. Concomitantemente, o mundo se manifestou pressionando as elites brancas a pôr um fim a este regime. Em 1994, o mundo comemorou o fim do apartheid.

9) AS TRÊS FACES MARÍTIMAS DA ÁFRICA

O continente africano se abre a leste para o oceano Índico, a oeste para o oceano Atlântico e ao norte para o mar Mediterrâneo, o que possibilitou no passado − e continua a permitir no presente − a formação das mais diversas redes de relações culturais, econômicas e migratórias com diferentes partes do mundo. No passado, pelo oceano Índico, indianos exploravam rotas comerciais anos antes dos europeus; pelo Atlântico, o oeste africano foi fonte importante para o tráfico negreiro. Mas foi por meio do mar Mediterrâneo que as redes de relações sempre foram mais intensas e conflituosas.

Descreva dois tipos atuais de relações entre a África e a Europa, um de natureza conflituosa, outro de natureza não conflituosa.

 

Resposta

As relações de natureza conflituosa entre a Europa e a África resultam, principalmente, do crescimento lento das economias europeias e da redução dos postos de trabalho que estão levando a um aumento das restrições ao ingresso de população de origem africana na Europa, favorecendo a eclosão de conflitos étnicos e religiosos e o recrudescimento da intolerância com relação aos imigrantes e seus descendentes;
Quanto às relações de natureza não conflituosa encontram-se: o comércio complementar de alimentos e bens industriais; o amplo espectro de trocas culturais; a modernização tecnológica da agricultura norte-africana por europeus; o investimento europeu na indústria turística africana.

10)     Com o término da Guerra Fria e o fim do controle das superpotências, observa-se inúmeras e substanciais mudanças na geopolítica internacional que levaram a ocorrência de novos e variados conflitos ao redor do mundo. Os conflitos da época da Guerra Fria eram motivados por fatores políticos e ideológicos.
   As atuais guerras civis ou outros tipos de conflitos são movidos por pressão demográfica, disputa de territórios e recursos naturais, questões étnicas e culturais, religião, ideologia e injustiças sociais.

Com relação aos conflitos ocorridos na África subsaariana, verifica-se que são motivados por questões

a) econômicas, assentadas na disputa dos parques industriais

b) sociais e religiosas, desvinculadas de fatores econômicos e culturais

c) étnicas e culturais e disputa por áreas ricas em diamantes

d) raciais e econômicas, acentuadas por conflitos ideológicos

e) políticas e sociais, assentadas com base em uma proposta econômica

RESPOSTA C

Nenhum comentário:

Postar um comentário