sábado, 9 de outubro de 2010

Sobre a GEOGRAFIA

A Geografia é um dos saberes mais antigos da humanidade, tendo sua origem datada na Antiguidade Clássica. A grosso modo, a Geografia pode ser definida como o estudo do espaço habitado pelos seres humanos, já que desde a Antiguidade, mapas eram confeccionados para localizar e/ou representar objetos ou fenômenos de determinada região.
A palavra Geografia (geo,"Terra"; grafia, "descrição", "escrita") surgiu na Grécia no século III a.C. com Eratosthenes, matemático, astrônomo, geógrafo e poeta grego. Eratosthenes é mais conhecido atualmente pelo seu preciso cálculo da circunferência da Terra, com erro aproximado de apenas 5%, numa época em que não se acreditava sequer que a Terra era redonda. Os gregos se destacaram nos estudos geográficos devido a seu grande interesse em descobrir novos territórios para dominação e comércio, era de extrema importância que tivessem conhecimento sobre os aspectos físicos e naturais da superfície terrestre.
Porém, somente a partir do século XVII que as ciências modernas adquiriram os seus conceitos e métodos próprios e específicos, tornando-se assim, ciências mais definidas em seus propósitos e campos de atuação. Até o final do século XVIII, não se podia falar na Geografia como um saber sistematizado.
Somente no século XIX veio a se tornar uma ciência específica, vindo a se separar de outros saberes que até então eram, de certa forma, integrados entre si. Tal separação se deu pelo fato da crescente especialização desses saberes, ou seja, cada uma das áreas até então articuladas passaram a ter uma delimitação cada vez maior, vindo a criar seus próprios objetos de estudo.
Inicialmente, a Geografia surge para servir aos interesses Estado, através de relatos e mapas. Atualmente, pode-se dizer que a Geografia é o resultado das discussões que denominaram as relações entre os imperialismos alemão e francês ao longo do século XIX, tendo em vista que cada uma das escolas teria concepções divergentes no que diz respeito a relação entre o homem e o meio.
Dois estudiosos alemães são considerados os criadores da Geografia moderna: Alexander von Humboldt (1769-1859) e Karl Ritter (1779-1859). Humboldt deixou sua importante contribuição para a Geografia Física, a exemplo de seus estudos sobre o clima e elementos da natureza; já Ritter, foi responsável pela Geografia Humana, com estudos referentes aos povos e seus territórios, além de tratar das relações políticas e econômicas, vindo a combater a chamada “Geografia pura”, que negava lugar ao homem em sua área de estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário