terça-feira, 15 de setembro de 2015

'Dissemos que íamos a um piquenique', conta pai refugiado sobre fuga da Síria (Via BBC)

"Dissemos que íamos a um piquenique". Foi o que o sírio Mohammed contou a seus filhos antes de a família deixar a casa onde vivia na capital da Síria, Damasco, e partir rumo à Europa.

Ele e sua família – mulher, três filhos, pai, mãe e irmãos - são alguns dos milhares de refugiados que buscaram abrigo na ilha de Lesbos, na Grécia, fugindo da guerra civil síria.
Ali a situação beira a calamidade pública, com novas embarcações repletas de sírios chegando a todo momento.
"Tivemos de mentir. Não acho que foi uma mentira ruim", resigna-se Mohammed, aludindo à história que contou a seus filhos.
"Dissemos a eles que estávamos mudando para um lugar onde poderiam ter uma educação e uma vida melhores", acrescenta.
Segundo Mohammed, a travessia entre a fronteira da Turquia e a Grécia foi "horrível".
"Foi horrível porque temos filhos e submetê-los a essa experiência não é algo que desejo a ninguém, mas não tínhamos escolha".
"Tentamos mostrar a eles que não estamos com medo. Tentamos não mostrar a eles que estamos muito tristes. Mas é muito difícil ter de abandonar sua casa", diz.
Segundo dados da Acnur (Agência da ONU para Refugiados), o total de refugiados sírios já ultrapassou os 4 milhões.
A Europa vive a pior crise humanitária desde a 2ª Guerra Mundial.
No mundo inteiro, o número de pessoas forçadas a abandonar suas casas por conta de guerras e perseguição bateu recorde: 59 milhões até o final de 2014, segundo a Acnur.


VEJA O VÍDEO NO LINK ABAIXO:
http://www.bbc.com/portuguese/videos_e_fotos/2015/09/150915_vale_este_pai_refugiado_siria_lgb

27 comentários:

  1. Essa guerra civil ocorre na Síria desde janeiro de 2011 e tudo começou simplesmente com pequenos protestos, que viraram manifestações médias e depois rebeliões agressivas armadas. Essas manifestações não era nada menos para poder tirar Bashar al-Assad , que era o presidente ,do poder. E o objetivo deles era criar uma nova democracia da Síria. Coisas podem começar pequenas mas sempre se desenvolvem.
    Pesquisando coisas assim, não paramos para pensar em uma coisa. Porque as guerras tem que existir? Muitas pessoas, pensadores, escritores, professores às vezes não sabem a real causa. Devemos dizer que a guerra se deve a imbecilidade humana. N´´os humanos não percebemos o quanto uma guerra pode prejudicar uma vida, um país, o mundo. Um protesto pode iniciar uma guerra, muitos podem não saber disso.
    Pessoas entram na guerra simplesmente pelo prazer de matar. Isso não é humanidade, não pensam nas consequências, o homem morto pode ter sete filhos, dez filhos, como ficaria sua família? Na miséria, porque não existe palavras para descrever uma guerra civil ou pior ainda mundial, são um desastre, pior do que qualquer terremoto ou tsunami,porque isso ainda pode reconstruir, mas e o mundo todo sendo afetada pela mesma guerra? Imagina o caus que ficaria o mundo.
    A pior parte de qualquer tipo de guerra, é o medo. Medo de cair um bomba perto de você, medo de perder alguém que ama, medo de morrer sem ao menos ter culpa de alguma coisa, perder sua casa e não ter para onde ir, proteger filhos, esposa e pais, a família sofrer traumas, crianças vendo pessoas morrerem na sua frente e ter que lidar com isso para sempre. São as pequenas atitudes que devemos ter para não começar com uma guerra, seja inteligente em todos os seus atos, seja simplesmente humano.

    Nome; Ana Carolina Gomes dos Santos
    Turma; 901

    ResponderExcluir
  2. Gustavo Lengruber 901
    Podemos observar nesta reportagem que está acontecendo a Guerra Civil da Síria, uma guerra que começou em 2011 com vários protestos da população e que começou a dar um passo um pouco maior para rebeliões agrecivas pra tentar acabar com Bashar al-Assad que era o presidente do país.

    Mostra uma família que por causa dessas guerras, tiveram que se mudarem para a Europa o que seria mais seguro para eles. Isso é um absurdo por que não deveria ter guerras lá, porém, tudo começa devido ao pai de al-Assad já ter feito uma ditadura antes desde 1962 e que depois que passou o poder para seu filho, ele persistiu com essa ditadura. Isso deixou a população muito irritada e começaram todo o processo.

    Tivemos várias guerras e revoluções ao longo da história mas essa é a mais recente entre elas e mostra um número enorme de pessoas que tiveram que se mudar ou para outras casas ou para outros países . Ela nos mostra também como o pai da família se importa tanto com sua família do que os protestos e que mesmo que precisamos protestar com coisas no governo que não concordamos, como aqui no Brasil que também está em crise nessa época com o caso do PT e entre outras coisas, nessas situações que há guerra você acaba tendo limitações no que você vai fazer por que no caso da Síria, o governo está em período de ditadura e é quase impossível você ser ouvido, por que eles encobrem e os guardas, entre outras autoridades vão revidar.

    Tomara que eles cheguem em um acordo para acabar com a ditadura e que voltem a ter paz no país para não haver fugas da população para outros países, como está acontecendo no caso desta família

    ResponderExcluir
  3. Desde que comenzou a guerra na Siria no ano 2011, muitos sirios escaparam de su pais natal para buscar uma melhor vida nos paises vizinhos.
    A siria atualemente e um dos paises com mais fluxo de emigração do mundo, e se estima que o numero de pessoas que escaparam da Siria ate agora e de mais de dois milhões de pessoas, esta violença se deu por, primariamente, uma protesta em contra de o atual governo, liderado por Bashar-Al Asad.
    Geralmente, os sirios soffrem inclusso fora da siria devido ao preconceito do povo europeu, o cual diz que os sirios emigram e roubam seus empregos, ademais de que vem com maus olhos sua religião, a qual consideram como a religião dos terroristas.
    Os sirios que não coseguem escapar são cruelmente assasinados sem importar o genero ou idade e as pessoas que conseguiram escapar consiguem os piores empregos com os quais não são capaçes de poder se sustentar ou sustentar a sua familia, devido a esto, acabam na pobreza e vivindo rejeitados pelas pessoas de o pais onde se refugiam, mais por desgraça, o fluxo de sirios que emigram so vai acabar quando acabe a guerra no seu pais.
    Santiago Ragaglia
    Henrique por favor publique isto no blog, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Não é o Estado, é Al-Saad

    A Guerra Civil na Síria esta acontecendo desde 2011, esta briga está acontecendo porque a população quer a saída de Bashar Al-Saad, que é um ditador que já governa o país a tempo, eles pressionaram o governo e saíram para as ruas, o mesmo respondeu utilizando o exercito, daí vieram os grupos de oposição e também foram combater o governo. A Síria não esta recebendo ajuda, primeiro a ONU não esta fazendo nada, porque os EUA defendem os rebeldes, porem a Rússia e a China defendem o governo, o que causa uma divergência de opiniões. Essa guerra já trouxe mais de 130 mil mortos, e fez com que dois milhões de pessoas fugissem do país a fim de buscar refugio. Para piorar, Israel ainda atacou a Síria, que segundo eles não foi por causa da guerra e sim porque eles queriam impedir que certo grupo libanês recebesse mísseis do país.
    O que gerou a revolta popular dos sírios foi quando algumas crianças estavam pichando um muro e o governo as prendeu e as torturou, isso fez com que os protestos fossem crescendo, e provocasse uma revolta armada, eles têm apoio de alguns grupos islamitas, como o Al-Nursa. Essa guerra esta sendo devastadora, ela esta causando uma crise humanitária, morte, ela destruiu a infraestrutura do país, inúmeras mortes, refugiados, etc. Hoje, as duas partes buscam pela paz, foi feita uma conferencia de paz, denominada de Genebra II, na Suíça, mas quase nada avançou.
    Esse conflito só irá acabar quando Al-Saad sair do poder, as pessoas estão cansadas da forte ditadura, da falta de liberdade e da frieza com que eles os tratam, como aconteceu com as crianças que foram torturadas. Ou isso acontece, ou eles chegam a um acordo, pois a situação que esta não pode continuar, são varias mortes, são crianças morrendo, são pessoas tendo que fugir do próprio país, são famílias arrasadas. O mundo não pode mais continuar assim, a paz é precisa, um conflito que começou pacifico e esta terminando assim, alias começando, porque esta longe de acabar. Claro que o motivo não é só Al-Saad, e sim o Estado Islâmico também, mas as maiorias das pessoas estão fugindo do país por sua causa. A Síria esta caída na pobreza, mais da metade da sua população esta nela, o país vai precisar de muito tempo pra se reerguer, e se essa guerra esta só começando, quando a Síria vai se reconstruir?

    Rebeca Mendes- 901

    ResponderExcluir
  5. Pode-se notar que a situação na síria vem ficando cada vez pior, e que as alternativas dos moradores dessa região estão ficando cada vez menores, e só esta sobrando à opção de fugir, de largar tudo que viveu em seu país e tomar um novo rumo em sua vida, o que vem acontecendo cada vez mais com essa população.
    Como a reportagem mesmo destaca já são mais de 4 milhões de sírios refugiados um numero astronômico,e o pior é que boa parte dos países da Europa não tem o menor bom senso de arrumar um lugar no seu pais para que eles possam morar , não estão tendo nem o trabalho de tentar e esses refugiados que vão para Europa vivem nesta situação lamentável.
    E como pode-se ver em jornais muitos são tratados como “animais” pois se alimentam da brigar pelo pão que os policias jogam, para sobreviver estão tendo que sair da condição humana para batalhar como “animais” por comida.
    Outro fato que choca uma pessoa que esta acompanhando essa fuga dos sírios foi a reporte que estava cobrindo a fuga de varias famílias pela fronteira e colocou o pé na frente para que um homem caísse. Essa mulher pode ser considerada no mínimo como uma idiota, pois esta vendo a maneira como estão vivendo e ao invés de ajudar toma esse tipo de atitude, atrapalhando uma pessoa a conseguir viver.
    Um exemplo de atitude positiva para o mundo são alguns clubes de futebol que estão doando milhões de euros para intuições que abrigam refugiados e promovendo jogos amistosos e doando a renda para instituições, é uma bela atitude porem não da para comemorar muito, pois estamos muito longe do que se pode considerar o ideal para que essas pessoas tenham condições descentes.
    Com isso conclui-se que esta situação só melhoraria se os países começarem a colocar as condições humanas a frente de tudo e não pensar apenas “no seu próprio nariz”, e abrirem as portas de seus países para esse povo.

    Juan Marcos-901

    ResponderExcluir
  6. Os refugiados

    Pode-se notar que a situação na síria vem ficando cada vez pior, e que as alternativas dos moradores dessa região estão ficando cada vez menores, e só esta sobrando à opção de fugir, de largar tudo que viveu em seu país e tomar um novo rumo em sua vida, o que vem acontecendo cada vez mais com essa população.
    Como a reportagem mesmo destaca já são mais de 4 milhões de sírios refugiados um numero astronômico,e o pior é que boa parte dos países da Europa não tem o menor bom senso de arrumar um lugar no seu pais para que eles possam morar , não estão tendo nem o trabalho de tentar e esses refugiados que vão para Europa vivem nesta situação lamentável.
    E como pode-se ver em jornais muitos são tratados como “animais” pois se alimentam da brigar pelo pão que os policias jogam, para sobreviver estão tendo que sair da condição humana para batalhar como “animais” por comida.
    Outro fato que choca uma pessoa que esta acompanhando essa fuga dos sírios foi a reporte que estava cobrindo a fuga de varias famílias pela fronteira e colocou o pé na frente para que um homem caísse. Essa mulher pode ser considerada no mínimo como uma idiota, pois esta vendo a maneira como estão vivendo e ao invés de ajudar toma esse tipo de atitude, atrapalhando uma pessoa a conseguir viver.
    Um exemplo de atitude positiva para o mundo são alguns clubes de futebol que estão doando milhões de euros para intuições que abrigam refugiados e promovendo jogos amistosos e doando a renda para instituições, é uma bela atitude porem não da para comemorar muito, pois estamos muito longe do que se pode considerar o ideal para que essas pessoas tenham condições descentes.
    Com isso conclui-se que esta situação só melhoraria se os países começarem a colocar as condições humanas a frente de tudo e não pensar apenas “no seu próprio nariz”, e abrirem as portas de seus países para esse povo.

    Juan Marcos-901

    Henrique, pode desconsiderar o primeiro comentário por favor esqueci de colocar o titulo.

    ResponderExcluir
  7. Para começar acho que o primeiro erro a ser cometido é pelo governo sírio que deveria, não apenas ter acabado com a guerra a muito tempo atrás, mas impedido dela ter começado, pois nessa guerra os principais prejudicados são os cidadãos do próprio pais que são mortos ou vivem cada dias mais na pobreza.
    A luta entra os rebeldes e o governo presente na Síria hoje já dura mais de quatro anos, esse tempo todo de caos é devido a uma disputa para retirada do governo atual do poder e também existe uma tensão religiosa, pois o presidente Sírio Assad faz parte da religião alauíta que é a minoria em seu pais.
    Algumas tentativas de amenizar a tensão já foram tomadas por parte do governo, mas os rebeldes não se contentaram com isso e continuam na luta sangrenta pela tomada ao poder. Os rebeldes poderiam ter chegado ao seu objetivo a muito tempo se juntasse todas as suas forças, envés de ficarem separados devidos aos seus grupos étnicos e religiosos.
    Outro ponto é a interferência internacional nessa guerra civil que vista não o bem da humanidade, mas sim o que eles ganhariam apoiando um lado dos grupos da guerra, como os EUA que querem arranjar uma desculpa nessa guerra para combater um de seus grandes inimigos o Al-Qaeda e a Rússia que tem interesses econômicos na Síria, essa ambição dos países podem se diferenciar de acordo com seus interesses fazendo com que sua tropas travem batalhas e façam a guerra crescer ainda mais envés de acabar com ela. Será que a humanidade realmente aprendeu com seus erros do passado? Ou sera que continuara a cometer os mesmos erros? perguntas que somente o tempo nos dirão.

    Aluno: Wenderson F. R.
    Turma: 901

    ResponderExcluir
  8. O texto faz referência à guerra civil que ocorre na Síria. Os conflitos que ameaçam a paz se apresentam de forma deplorável, principalmente, quando considerado seu início no ano de 2011. Há 4 anos fortaleceu-se uma instabilidade consequente do descontentamento político por parte da população e persiste, agora de forma ainda mais intensa e agressiva.
    A Organização das Nações Unidas, por sua vez, absteve-se de sua real obrigação como acolhedora e pronunciou-se ao mínimo. Enquanto a civilização síria se desfaz, por mortes e refúgios, a ONU não oferece nenhum auxílio substancial.
    O povo que sobrevive encontra-se extremamente carente de recursos e meios devido a tais turbulências. Injustiças do sistema e desigualdade social se tornam ainda mais visíveis.
    No histórico, desde o princípio, vê-se muitas perdas. Resultado desta calamidade são os constantes bombardeios.
    Tudo o que se faz é acumular riquezas e bens materiais, consumindo todos os recursos naturais da Terra, sempre deixando para trás um rastro de poluição e destruição generalizadas. Não vê-se compaixão significativa por parte do resto do mundo, aparentemente, poucos agem de forma positiva e atuante para que esta situação se contorne.
    Infelizmente, inúmeras pessoas inocentes já partiram por não ter escolha e precisarem ficar ou algumas, tentando fugir dessa situação terrível. Não pode-se mudar o que houve, mas ainda é possível conter tal força desnecessária.

    Colégio Ativo - teste de Geografia.
    Bruna Leite Felix.
    901.

    P.S.: Permito a publicação do meu texto.

    ResponderExcluir
  9. Guerra da Síria e refugiados
    Para sabermos melhor sobre a situação dos imigrantes e refugiados que saíram da Síria, deve-se compreender o conflito que está ocorrendo no país e como o mesmo está afetando todos os habitantes das regiões.
    Durante vários anos, a Síria tem passado por um momento de devastadores protestos e muitas rebeliões extremistas para retirar do poder a família Assad, que começou por Hafez al-Assad,que governou o pais por 3 décadas, e Bashar AL-Assad,que está governando desde os anos 2000. Esses conflitos tem gerado muita devastação em todo o território sírio, causando assim um número enorme de desabrigados e muitos imigrantes, consequentemente.
    Como muitos desses imigrantes não tem mais nada em suas casas, procuram fugir para outros países, tendo que passar pelo mar ou por terra para chegar em algum lugar para ter uma condição de vida melhor,o que nos traz a uma verdade: Muitos países deviam ter como dever abrigar os refugiados,por uma questão de ética e por compaixão,porque,principalmente,países como Alemanha e Brasil,usaram esses povos ou até os mataram.
    Uma coisa que dificulta essa passagem dos imigrantes não é somente os vários problemas de transporte ou de recursos, mas também pode ser atribuída ao nacionalismo xenófobo que existe em certos países, uma coisa que deve ser desconsiderada em momentos como esse.
    Essa situação com os refugiados,portanto,deve ser levada a sério pelos países em melhores condições de abriga-los e com renda suficiente para sustenta-los,porque não podemos deixar que pessoas morram pelo nosso egoísmo e pela questão de ética e moral.
    Aluno: Guilherme Oliveira de Lima-901-Ativo

    ResponderExcluir
  10. Refugiados ou Sobreviventes?
    Grande parte do movimento imigrante que está ocorrendo na Europa deve-se aos refugiados da Síria que estão fugindo da guerra civil que eclodiu em 2011, então os próprios sírios estão lutando entre si, pois uma parte da população quer a saída de Bashar, ditador, do poder e o Estado Islâmico cada vez mais invade capitais do país trazendo violência, tristeza e desastres motivando a população a querer abandonar sua nação em busca de melhores condições de vida. Tudo isso pode nos lembrar dos séculos XVI, XVII e XVIII quando uma grande onda de europeus deixaram tudo para tentar a nova vida no Novo Continente ou no Novíssimo Mundo, ou pode nos lembra das vésperas da Segunda guerra mundial, em que levas de judeus fugiam da Alemanha. Toda leva de imigração grande nos leva a uma crise, sendo a atual pior da qual a Europa sofreu na Segunda Guerra Mundial.
    Porém o que vem dificultando esse processo de receber refugiados é que a própria Regulação de Dublin, na qual o refugiado pede asilo para poder estabelecer-se no continente não está conseguindo atender as necessidades dessa crise. A pressão para que a Europa receba cada vez mais imigrantes ,aumenta a cada dia, porem não é assim que funciona, é necessário uma certa estrutura para receber tanta gente assim em seu território e garantir uma boa qualidade de vida. Também está em negociação o fato de registrar os refugiados, pois somente os da Síria e da Eritreia que são considerados refugiados em si, sendo protegidos pela Regulação de Dublin, os demais fugindo da má qualidade de vida dos outros países estão aproveitando da situação para também fugir para a Europa.
    Outro fato que vem a aumentar a crise dos imigrantes é que os europeus vêm essas pessoas como concorrência, que irão retirar os empregos europeus, usar de seus benefícios, criando uma onda de xenofobia alta. Levando a questionar o surgimento novamente de movimentos extremistas como nas vésperas da Segunda Guerra Mundial e simplesmente aumentando o preconceito. Porém se pararmos para pensar os imigrantes só ganham os trabalhos os quais os europeus recusam, ajudam na economia do bloco e garantem uma taxa de natalidade boa, pois cada vez mais a população do bloco EU está mais idosa, gerando problemas previdenciários.
    Com tudo isso dito, podemos perceber que não há uma solução imediata para a crise que estamos somente as de longo prazo, então é necessário de paciência e esperar que consigam resolver os problemas para melhor receber esses refugiados, para que não seja necessário o contrabando de pessoas e arriscar mortes em alto mar. Além de esperar que as Guerras Civis e a alta violência que esta causando essa leva imigratória venha a terminar para que não seja necessário, diversas famílias abandonarem suas vidas antigas pelo fato de sobrevivência.
    Katelyn Ashley – 901- Colégio Ativo

    ResponderExcluir
  11. Consequências das guerras civis

    Essa guerra civil ocorre na Síria desde janeiro de 2011 e tudo começou simplesmente com pequenos protestos, que viraram manifestações médias e depois rebeliões agressivas armadas. Essas manifestações não era nada menos para poder tirar Bashar al-Assad , que era o presidente ,do poder. E o objetivo deles era criar uma nova democracia da Síria. Coisas podem começar pequenas mas sempre se desenvolvem.
    Pesquisando coias assim, não paramos para pensar em uma coisa. Porque as guerras tem que existir? Muitas pessoas, pensadores, escritores, professores às vezes não sabem a real causa. Devemos dizer que a guerra se deve a imbecilidade humana. N´´os humanos não percebemos o quanto uma guerrapode prejudicar uma vida, um país, o mundo. Um protesto pode iniciar uma guerra, muitos podem não saber disso.
    Pessoas entram na guerra simplesmente pelo prazer de matar. Isso não é humanidade, não pensam nas consequências, o homem morto pode ter sete filhos, dez filhos, como ficaria sua família? Na miséria, porque não existe palavras para descrever uma guerra civil ou pior ainda mundial, são um desastre, pior do que qualquer terremoto ou tsunami,porque isso ainda pode reconstruir, mas e o mundo todo sendo afetada pela mesma guerra? Imagina o caus que ficaria o mundo.
    A pior parte de qualquer tipo de guerra, é o medo. Medo de cair um bomba perto de você, medo de perder alguém que ama, medo de morrer sem ao menos ter culpa de alguma coisa, perder sua casa e não ter para onde ir, proteger filhos, esposa e pais, a família sofrer traumas, crianças vendo pessoas morrerem na sua frente e ter que lidar com isso para sempre. São as pequenas atitudes que devemos ter para não começar com uma guerra, seja inteligente em todos os seus atos, seja simplesmente humano.

    Nome; Ana Carolina Gomes dos Santos
    Turma; 901

    ResponderExcluir
  12. Consequências das guerras civis
    Essa guerra civil ocorre na Síria desde janeiro de 2011 e tudo começou simplesmente com pequenos protestos, que viraram manifestações médias e depois rebeliões agressivas armadas. Essas manifestações não era nada menos para poder tirar Bashar al-Assad , que era o presidente ,do poder. E o objetivo deles era criar uma nova democracia da Síria. Coisas podem começar pequenas mas sempre se desenvolvem.
    Pesquisando coias assim, não paramos para pensar em uma coisa. Porque as guerras tem que existir? Muitas pessoas, pensadores, escritores, professores às vezes não sabem a real causa. Devemos dizer que a guerra se deve a imbecilidade humana. N´´os humanos não percebemos o quanto uma guerrapode prejudicar uma vida, um país, o mundo. Um protesto pode iniciar uma guerra, muitos podem não saber disso.
    Pessoas entram na guerra simplesmente pelo prazer de matar. Isso não é humanidade, não pensam nas consequências, o homem morto pode ter sete filhos, dez filhos, como ficaria sua família? Na miséria, porque não existe palavras para descrever uma guerra civil ou pior ainda mundial, são um desastre, pior do que qualquer terremoto ou tsunami,porque isso ainda pode reconstruir, mas e o mundo todo sendo afetada pela mesma guerra? Imagina o caus que ficaria o mundo.
    A pior parte de qualquer tipo de guerra, é o medo. Medo de cair um bomba perto de você, medo de perder alguém que ama, medo de morrer sem ao menos ter culpa de alguma coisa, perder sua casa e não ter para onde ir, proteger filhos, esposa e pais, a família sofrer traumas, crianças vendo pessoas morrerem na sua frente e ter que lidar com isso para sempre. São as pequenas atitudes que devemos ter para não começar com uma guerra, seja inteligente em todos os seus atos, seja simplesmente humano.

    Nome; Ana Carolina Gomes dos Santos
    Turma; 901
    obs: pode publicar se gostar

    ResponderExcluir
  13. Conflitos civis
    Desde a segunda guerra mundial a Europa tem se submetido a diversas guerras com diferentes propósitos, isto tem causado muitas mortes e imigrações em vários países. Um bom exemplo é a Síria que entrou em uma guerra civil desde 2011, esta começou como um conflito sem importância e se voltou para uma guerra na qual estariam envolvidas várias problemáticas sendo sobre cultura, política e diferentes temas.
    Ao enfrentar estas guerras os governos sempre procuram fazer com que o povo não se exalte ou comece a sentir desespero, mandando seus exércitos aos locais com conflitos e, ao fazer isso, só conseguem que o dano seja maior, pois causam mortes desnecessárias de pessoas inocentes, matando civis e até crianças no meio desses enfrentamento.
    Essas guerras também ocasionam que o número de habitantes de um país diminua, pois ao ter estas condições dentro do país, a melhor coisa a fazer é ir para outros países aonde possam ter uma vida de alta qualidade e um futuro mais próspero para seus filhos.
    As guerras causadas nesses países só existem por governos que não sabem cumprir com seu trabalho e que na maioria das vezes são corruptos porque não fazem nada para estes problemas acabarem.
    Podemos concluir que estas guerras não acabarão se o povo não tomar cartas no assunto, tendo um governo corrupto a obrigação fica para seus habitantes. Não se responsabilizar pelos problemas nacionais, poderia ocasionar que o país caia em uma fase de só destruição, acabando com a sociedade atual do país.
    Angie Martinez, turma 901.

    ResponderExcluir
  14. Crise Humanitária na Síria
    Desde antigamente, a Síria vem sido devastada por duros regimes e em sua maioria políticos, um deles foi o do presidente, os nativos então tentaram encontrar uma forma de resistência, fazendo protestos ,mas isso só fez com que o presidente implantasse uma guerra civil enorme e avassaladora que persiste até hoje, este assunto gera muitas dúvidas como por exemplo se eles querem mesmo migrar ,ou seja, se este é o objetivo ou são transferidos por causa da insustentabilidade em sua terra.
    Os nativos lutam a cada dia por sua sobrevivência em seu país, milhares de pessoas morrem, algumas chegam até a não lutar contra o governo, mas contra a si mesmo para sobreviver, e o que o governo faz para solucionar o problema? Nada, apenas amplia a dificuldade de um desejo não se tornar realidade, neste caso o governo não é o melhor aliado, mas o pior inimigo.
    Uma das únicas formas de viver é migrando para a Europa, onde as condições são favoráveis, a vida é sadia, e o emprego é quase ínfimo, mas não é bem assim que acontece, antes de tudo os países do Ocidente vão ter que aceitar ou não a migração, e além do mais algumas países se encontram em uma situação ás vezes até pior que a Síria, como é o caso da guerra que está afundada em uma crise econômica, podendo se tornar até pior do que a Grande Depressão, então a Grécia mesmo que ela não aceitasse a entrada da Síria em seu território não seria favorável para o país a entrada de imigrantes em seu território, mas outros países como Alemanha aceitam a entrada dos imigrantes em seu território, contendo até ótimas condições para sustenta-los
    Outro problema pode ser o do choque de nacionalidades, pois as vezes as regras impostas em certo país podem não ser favoráveis a o país que quer adentrar para uma situação melhor de sobrevivência neste caso a Síria, alguns países ainda tem medo que isso possa prejudicar sua economia, e outros além desses fatores, não querem a entrada dos imigrantes em seu país por uma questão bem pior, a discriminação alguns setores de alguns países são intolerantes em relação a eles, como é o caso dos setores de direita que desumanizam o povo e os setores de esquerda que dizem que o imigrante não é um pobre coitado. Outro problema que deve ser mencionado é o das taxas de natalidade, pois os países temem que como a taxa de natalidade nos países ocidentais é baixa temem que a população migratória possa substituir a dos nativos.
    O triste é a verdade, ela nos remete a ideia de que a crise migratória não é passageira, mas permanente, que é o que esta prestes a acontecer, e como será que o mundo vai se mostrar a essa crise, ou melhor, como os países capitalistas vão se mostrar a isso, como covardes xenófobos, ricos, está na hora do mundo parar de se dividir cada vez mais e se juntar, pois assim com um mundo fortalecido a crise poderá ser amenizada.

    Gustavo Salvini-901
    Henrique,eu gostaria que você publicasse meu comentário no blog

    ResponderExcluir
  15. Há muito tempo (desde 26 de janeiro de 2011) vem acontecendo uma Guerra Civil na Síria, causada pela insatisfação do povo com o ditador que vem governando o país há mais de treze anos (sem dizer que antes, no lugar dele, havia seu pai, outro ditador). Já haviam pessoas revoltadas com isso até então, mas as manifestações começaram a acontecer mesmo graças a chamada Primavera Árabe, expressão que faz referência a protestos que até hoje ocorrem nos países de língua Árabe, estes que vieram se alastrando e tiveram como ponto catalisador a atitude do vendedor de rua tunisiano Mohamed Bouazizi, que foi de atear fogo a si mesmo em protesto contra humilhações causadas pelas autoridades que confiscavam os bens que usava pra trabalhar.
    A ditadura, em toda sua história, sempre causou mortes. Ela é aquilo que te impede de agir junto a seu país. Se você pensa diferente, está insatisfeito ou não concorda com aquele que governa, você é um rebelde e será morto. Um livro de ficção que trás bem essa provável verdade é Jogos Vorazes. Nele, o Presidente criou o chamado "Jogos Vorazes", que acontecem anualmente e participam dele duas pessoas de cada distrito. Nesse jogo as pessoas lutam até a morte, até que reste apenas um, o qual ganha uma casa na capital e muito dinheiro. Bom, isso tudo, é claro, na verdade tem a intenção de tirar a esperança do povo, que vê todas as mortes e imagina o poder da Capital, impedindo que se revoltem. É perceptível que ditadores morrem de medo de manifestações e, por isso, perseguem os revoltosos e os assassinam.
    Dentro desse contexto de perseguição e morte, várias famílias da Síria que estão assustadas com essa situação, imaginando que podem ser atacadas estão fugindo e abandonando suas casas, buscando refúgios em países da UE. Um desses é a Grécia, que é o caso das pessoas do texto publicado.
    Algo que não é muito falado, no entanto, é o fato de que a ONU se encontra quieta. Isso porque os Estados Unidos são simpáticos aos rebeldes, enquanto a Rússia e a China são simpáticos ao governo que está no poder.

    Aluno : Nickolas
    Turma : 901

    ResponderExcluir
  16. Guerra Civil,Síria
    A Europa é um continente, compreendendo a península do ocidental da Eurásia. Este local foi palco de várias guerras, onde das que mais marcaram foram as Guerras Mundiais, muito sangue derramado, cerca de 60 milhões de mortos só na Segunda Guerra Mundial, enfim a Europa saiu desestruturada. Mas você acha ‘’é só isso e ponto’’?
    Não, isso não é o fim, pelo ao contrario, é o começo. Desde 26 de janeiro de 2011 o país está em guerra civil, em pleno 2015 está ocorrendo uma guerra Civil na Síria,(país da Ásia Ocidental)onde esta Irã e Israel, podemos ver que o tempo passa mas a ideologia, o erro, não muda.
    Mas porque estão guerrilhando? Pois uma grande parte da população síria quer a saída de Bashar Al-Assad(ditador que comanda o país desde 2000, recebeu esse cargo de seu pai, onde permaneceu 30 anos no governo).
    Várias famílias desestruturadas, mais sangue derramados, mais dinheiros jogados fora por conta da burrice humana, pois como diz o ditado ‘’Errar é humano mas persistir no erro é burrice’’. Mas afinal...O que é uma Guerra Civil? É uma disputa armada com grande intensidade entre pessoas do mesmo país, porém este conceito mesmo sendo correto, abrange também, outros conflitos os habitantes de um mesmo estado.
    O pior de tudo é assistir essas atrocidades e não poder fazer nada. Mais mortos nessa guerra do que na Segunda Guerra Mundial, para vermos o absurdo. Cada dia mais esta abalando não só a Síria, mas o mundo.
    Aluna:Bruna de Oliveira
    Turma:901

    ResponderExcluir
  17. A injustiça da guerra

    O ser humano desde sempre faz guerra, é um instinto nosso, já comprovado por especialistas, passado geração em geração pelos mais diversos motivos. Muitos
    inocentes que pagem os prejuízos na maioria das vezes. A guerra, por mais que sua figura e propaganda seja referido para algo justo é exatamente o que ela não é.
    A guerra da Síria, não é diferente, lutam para defender o que acreditam, claro, tem muitos fatores que deixam mais difícil seus ideais, a principal é sua localização. Essa guerra está no ar desde 2011 e muitos já pagaram altos preços.
    O que mais chamou atenção nesses conflitos nos últimos tempos foi a quantia de pessoas inocentes que não queriam mais viver esta situação caótica e tiveram que migrar para outros lugares como refugiados, o que em um cenário da guerra é muito difícil. Além de tudo isso, hoje já podemos contar com milhões de mortes, incluindo, principalmente cidadães comuns, entre eles crianças, mulheres e idosos.
    Percebemos que é inegável a injustiça que ocorre em uma guerra, a população, até não querendo conflito, tem que pagar um preço muito alto para te-lo, com lágrimas, sangue, fome, frio, abandono e morte.



    Letícia Salvini
    901

    ResponderExcluir
  18. A situação global hoje é bastante critica, guerras criadas por causa de pobreza, politica, religião, fome.
    As pessoas estão sendo forçadas a sair de sua cidade, de sua cultura e obrigadas a fugir para lugares que nem aceitam elas (no geral).
    O oriente médio é o mais afetado, principalmente por causa de vários grupos radicais nessa região, que querem terra, que querem poder, e isso está afetando as pessoas que moram nesses países, que saem em busca de uma vida melhor, mas nem sempre encontram.
    Alem de ter muitos imigrantes, há também um grande numero de mortes nos países e na trajetória para a Europa. E alem disso, está aumentando o trafico de pessoas e ainda em botes que mal cabem um terço do que vão, e em maioria afunda no meio do mar, tendo assim varias mortes.
    Refugiados tentão restaurar suas vidas na Europa, mas é difícil, ser arrancado de sua vida. Como em varias fotos que estão rodando as redes sociais, principalmente a do menininho encontrado morto na beira do mar, e de imigrantes em botes lotados em mar aberto, as pessoas estão passando por momentos difíceis e possivelmente podem piorar.


    Giulia Mancini
    901

    ResponderExcluir
  19. Desde março de 2011, a Síria está enfrentando uma guerra civil, com milhares de mortos e milhões de refugiados. Lutam, pois, uma parte do povo sírio quer a saída de Bashar Al-Assad, que comanda o país desde 2000. Quando o conflito deixou de ser político e o governo reagiu usando o exército, os grupos da oposição se armaram e começaram a combatê-los.
    A ONU é criticada por não ter agido desde o começo, porque os EUA apoiam os rebeldes e a Rússia e a China são simpáticas ao governo que está no poder.
    O caos é enorme, podemos ver à todo momento na televisão, milhares de pessoas desabrigadas, passando fome, sede, sofrendo, apenas à aguardar pela morte, tendo que abandonar o que conquistaram. Homens, mulheres e crianças sendo massacrados. Tentando de qualquer forma entrar em pequenas embarcações sem segurança alguma, para fugir, sobreviver. Mesmo se mudando, ainda podem sofrem em outros países com o preconceito. Cerca de 9,3 milhões de pessoas precisarão de ajuda até o fim deste ano.
    Um dos pontos mais críticos da guerra foi o ataque químico, quando foi assinado um acordo entre Washington e Moscou, cancelando quaisquer tipos de ataque ocidental à Síria, depois de Bashar se comprometer á destruir suas armas químicas.

    Aylan Kurdi, de 3 anos, que morreu afogado após naufrágio numa praia na Turquia, junto de seu pai, sua mãe e seu irmão de 5 anos tentavam chegar ao Canadá, se tornou um símbolo para a migração da Síria.
    Ingrid Maia Nanjara - 901

    ResponderExcluir
  20. A crise humanitária atual não é apenas europeia, sendo que os Estados Unidos têm o seu problema com o México e alguns outros países (como o Brasil) também estão recebendo muitos refugiados, mas, independente disso, ela é chocante.
    Além da quantidade enorme de refugiados, muitos países europeus se recusam a receberem refugiados. Os motivos podem ser dois: esses países não possuem estrutura e dinheiro para sustentar todas as pessoas (como eles mesmos dizem) ou temem que os estrangeiros roubem os empregos de sua população contaminando assim sua economia e a cultura, o que é basicamente xenofobia com outro nome.
    A xenofobia está presente na Europa desde muito tempo, também sempre esteve presente nas pessoas, já que é muito complicado respeitar uma cultura diferente. Não só na Europa, Donald Trump (candidato republicano à presidência dos Estados Unidos) tem como objetivo principal criar um muro permanente entre os EUA e o México para evitar de que os mexicanos se mudem para o território nacional norte americano.
    A população da África e do Oriente Médio constantemente tentam fugir dos conflitos étnicos existentes em seus países indo em direção do Ocidente (Europa, EUA, até mesmo o Brasil), mas essas pessoas tem de enfrentar a xenofobia alheia para se estabilizar em algum país. Lamentavelmente, são poucos os países como o Brasil, que liberam a abrem as portas para os refugiados, e muitos os que possuem essa neurose com um nome bonito.

    Aluno: Bruno de Lorenzo
    901

    ResponderExcluir
  21. Crise na Síria
    Atualmente (no meado de 2015) ocorre certas fugas para fora de seu pais por causa dos conflitos civis. A população de países como por exemplo a Síria, devido a guerras e obrigada a deixar sua nação a busca de um local para poderem sobreviver, pois o lugar fica praticamente inóspito.
    Esse conflito na Síria choca muitas pessoas no mundo todo, principalmente apos uma foto tirada de um bebe que foi morto numa praia durante sua fuga. Essa noticia foi muito triste, porque muitas famílias morrem , sendo que em uma delas poderia ter uma pessoa que fizesse a diferença.
    Alguns países abrigam esse povo, como a Alemanha e outras nações europeias, mas infelizmente alguns dos barcos que vão em direção a Europa são afundados e vários cidadãos morrem, e foi assim que aquele garotinho da foto morreu.
    Infelizmente alguns desses países não tem capacidade para refugiar tantas pessoas, mas isso e problema do governo de cada nação.
    Logo, percebe-se que alguns dos países europeus são os principais ´´alvos´´ de imigração, e se todos os habitantes da Síria fosse para la, todos não aceitariam hospeda-los.Mas eles ainda tem esperanças e nos podemos ajuda-los doando a organizações e instituições que já estão recebendo doações.

    ANTONIO ROQUE - 901

    ResponderExcluir
  22. Centenas de pessoas já morreram tentando cruzar o Mar Mediterrâneo, refugiados da atual Guerra Civil na Síria querendo ir para a Europa, não apenas a mesma, mas como diversos outros lugares como o Brasil, por exemplo. Essas pessoas tentam fugir da guerra, achando que teriam alguma coisa melhor em sua vida e acabam sendo traficadas por barcos não preparados para suportar tamanha quantidade de pessoas, que por sinal, muitas vezes são superlotados, sendo posto nele, por exemplo, em um barco com capacidade de cerca de 100 pessoas, são postas 250.
    Muitas coisas espantam as pessoas e fazem-nas perceberem tamanha situação que muitas pessoas estão vivendo e o quão desesperadora é, como a foto da criança de aproximadamente quatro anos, encontrada morta na areia de uma praia. São atrocidades que poderiam ser evitadas, ou ao menos reduzidas. A ONU ou a OMI (além de outros países) poderiam colaborar, ao arrumar e ceder alguns barcos descentes para poder transportar as pessoas que fogem da Síria. Mesmo sabendo que em muitos lugares não caibam mais pessoas, sempre a cidades com algumas casas ou pequenos apartamentos disponíveis espalhados pelo mundo.
    Rafael Barcelos - 901

    ResponderExcluir
  23. Esse texto tem como assunto principal a guerra que está tendo na Síria e o nível de desespero da população ao ponto de haver uma migração em massa para outros países fora dessa guerra o mais rápido possível. Tendo em vista no patamar político o país está em guerra civil desde 2011 e 3 anos depois ainda não houve um acordo de pais, isso gera um problema na infraestrutura do país tanto na área de educação, saúde, transporte, quanto também em áreas populacionais pois tento essa falha no país as pessoas recorrem a: ou fugir do local aonde moram para uma região na Síria aonde não houve conflitos, ou tentam se locomover milhares de quilômetros até um outro país ou continente.
    O problema que isso causa aos locais aonde essa migração em massa se dirige, é a falta de infraestrutura pois não há como abrigar 2 milhões de pessoas em um país apenas é por isso está havendo esse escândalo todo para dividir a quantidade de abrigados que cada país terá de receber.
    Em aspecto social, acho que muitos pessoas de países europeus não gostaram muito da ideia, pois como eles são xenófobos e acham que essas pessoas acabarão com o desenvolvimento da região talvez de cara não haja um total entrosamento entre o governo e a população, mas mesmo assim não se pode simplesmente expulsar as pessoas do seu território sendo que de onde elas vem está tendo uma guerra civil aonde é quase impossível retornar e conseguir algum lugar "habitável" sem a preocupação de perder a família, isso fere quase completamente os direitos humanos.
    Então acho que sim, os países tende abrigar essas pessoas e as tratá-las como se fossem gente pois na realidade é isso que eles são, pois se fosse por exemplo... A Alemanha em uma guerra civil todos gostariam que houvesse um tratamento igualitário em qualquer país em que eles fossem abrigados.

    A postagem é opcional, não há problema se quiser ou não postar.
    Aluno: Arthur Catharino 901

    ResponderExcluir

  24. Esse ano a gente estudou a guerra civil nos Estados Unidos. No Brasil agente não teve. Mas eu fico imaginando como deve ser passar por uma dessas.
    Ver por exemplo sua família morrer, ver alguém da sua família sair armado e tentar lutar por um país melhor. Tudo bem que na ditadura foi assim mas não na proporção que a gente vê na Síria.Já são mais de 150 mil mortos,quatro milhões de refugiados e mais de quatro milhões saindo de sua cidade e indo para regiões menos violentas dentro da própria Síria.Grande parte das pessoas que estão lutando não são soldados,nunca foram militares.Mas estão lutando por que querem democracia,liberdade e uma vida melhor.Uma das cenas que mais me chocou desse assunto foi a da criança síria Aylan Kurdi que morreu junto com sua mãe e irmão tentando atravessar o mar para uma vida melhor.Essa guerra era para conquistar algo bom a Democracia mas esta se transformando em algo ruim sendo que varias pessoas tem que sair de sua casa para ir para outro pais e até as vezes morrer na travessia ou morrer em casa.
    Michel-901

    ResponderExcluir
  25. Maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial
    Mais de 350 mil cruzaram o Mar Mediterrâneo desde janeiro, mais de 2.643 pessoas morreram tentando cruza-lo.

    Ana Carolina Pereira

    ResponderExcluir
  26. Os Refugiados da Guerra na Síria

    Talvez a palavra "barbaridade" possa definir esta atual guerra na Síria. Intolerância e desrespeito levam extremistas a terem prazer de massacrar sua própria espécie, por motivos religiosos e culturais.
    Nesse contexto parte da população tenta fugir para países como a Europa em busca de melhores condições de vida, porém, o que ainda não foi citado é que para alcançarem seu objetivo embarcam em um percurso extremamente longo a pé, sem comida, água, dinheiro e qualquer outro tipo de recurso essencial para esse tipo de travessia.
    Na grande parte das vezes as famílias refugiadas, como a citada no documentário, não chegam completas no destino final, até porque com condições desumanas muitos não suportam e morrem no meio do caminho, principalmente crianças e idosos por serem bem mais frágeis.
    As palavras da família do documentário são realmente comovente e faz surgir algumas perguntas em nossa cabeça: aonde esse mundo vai para se o ódio continuar predominando? Se medidas não forem tomadas para o povo começar respeitar as diferenças do próximo, o vai nos acontecer? Estes são exemplos de perguntas que só o tempo vai responder.
    Só devemos esperar que estas pessoas consigam se reerguer e conquistar uma vida melhor, pois após tanto esforço e sofrimento merecem ser respeitados e bem recebidos no seu destino tão ansiado.

    Amanda Salgado.

    ResponderExcluir
  27. A crise humanitária na Europa
    O que leva uma pessoa a se arriscar no mar sujeita a naufrágios, em condições precárias, sem nenhuma segurança, gastar tudo o dinheiro que tem para fazer esta viagem, botar os seus filhos em risco? Na verdade esta pessoa não tem escolha, é a única chance que ela tem de salvar sua família, é uma escolha extrema, mas milhares de pessoas à fazem por saberem que é a única opção.
    Entre os países de origem dos refugiados estão, majoritariamente, Síria, Líbia, Eritreia e Iraque. Nesses países ocorrem constantes guerras, a população está numa situação precária, onde têm que conviver com a pobreza e a repressão política.
    A única oportunidade que veem é a de ir para Europa, onde anseiam conseguir uma vida melhor, então eles se arriscam na travessia do Mar Mediterrâneo. Para fazer esta travessia é preciso da ajuda dos traficantes de pessoas, que se aproveitam da oportunidade e cobram R$10 mil por pessoa, podendo chegar a ganhar 1 milhão de reais por viagem. Lembrando que a condições dos “barcos” são totalmente precárias, sujeitos a naufrágio, sem segurança nenhuma, lembra o navio negreiro, onde era colocado o número de pessoas acima do que podia o que causava a superlotação, as necessidades básicas humanas não eram supridas, etc.
    A maioria dos refugiados chegam a Grécia e Itália, onde atualmente, a economia não está muito boa, principalmente para receber este número de pessoas. Mas mesmo assim os imigrantes afirmam que é muito melhor do que o seu país de origem.
    Várias missões lançadas entre 2013 e 2014, as missões diminuíram os mortos aumentaram. A Europa não sabe o que fazer a respeito, ela está dividida, partidos de extrema direita que são anti-imigração, justificam a crise na Europa culpando os imigrantes, assim eles ganham o apoio da população.
    Na realidade, esta é a chance da Europa, principalmente a Alemanha, se redimir pelo que aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, é hora de mostrar que não há xenofobia, que não há divisões de povos, mas pensar que de um dia para o outro a xenofobia acabou não seria pensar, seria sonhar. Essas imigrações e o avanço da crise só contribuem para o aumento da xenofobia, onde a culpa da crise são os imigrantes.
    Então, encontram menino sírio morto, Aylan Kurdi, após um naufrágio, as imagens chocam a qualquer um, ele se torna o maior símbolo da crise migratória. O mundo inteiro ficou sem reação.
    O fato é que, essa é a maior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial. Mais de 350 mil cruzaram o Mar Mediterrâneo desde janeiro, mais de 2.643 pessoas morreram tentando cruza-lo. E infelizmente, esta situação não está longe de acabar.

    Ana Carolina Pereira Ribeiro

    ResponderExcluir