segunda-feira, 7 de maio de 2012

O QUE MUDA NA FRANÇA COM A ENTRADA DO NOVO PRESIDENTE?

Para especialistas, Hollande mudará significativamente os rumos econômicos da França. Isso porque o socialista tem posições divergentes das de Sarkozy. Enquanto Nicolas Sarkozy segue um plano mais recessivo, cortando gastos do governo e levando a austeridade fiscal a níveis elevados, o futuro governante defende, principalmente, uma tributação maior dos ricos. Mas ele deverá aumentar a carga tributária e impor políticas de crescimento econômico e distribuição de renda sem comprometer a evolução do déficit da dívida”, disse ao G1 Cristina Helena Pinto de Mello, economista da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.


Para Antonio Carlos Alves dos Santos, Coordenador do curso de Economia Internacional da PUC-SP, “equacionar austeridade fiscal e crescimento econômico é o que não só os cidadãos da França esperam, mas também o que os cidadão europeus de modo geral desejam”.

Santos também destaca alguns desafios políticos, como obter maioria parlamentar nas eleições legislativas de 10 e 17 de junho (que indicam quem será o primeiro-ministro), unificar a França e manter as boas relações com a chanceler alemã Angela Merkel, que defende as mesmas posições austeras de Sarkozy. “Sem os dois países em comunhão, não há União Europeia”, analisa o economista.

 
 
Um abraço a todos e ótima semana!
Henrique Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário