Além dos movimentos internos da Terra e do intemperismo, outro fator é decisivo na formação dos tipos de relevo: as rochas. Afinal, são elas que, submetidas a toda a sorte de intempéries, reagem de diversas maneiras aos fatores erosivos, de acordo com a sua composição. Elas podem ser de três tipos:
MAGMÁTICAS ou ÍGNEAS: São resultado da solidificação do magma. Dividem-se em duas categorias: as extrusivas, como o basalto, que são formados com o esfriamento rápido do magma na superfície terrestre; e as intrusivas, como o granito, que são resfriados, lentamente, dentro da crosta terrestre. As rochas cristalinas são um subtipo dentro das magmáticas.
SEDIMENTARES: São formadas pelo acúmulo de detritos de outras rochas e por detritos orgânicos. Essa deposição é feita em camadas, por isso observam estratos horizontais nas rochas. O calcário, presente em cavernas, o arenito e o carvão são exemplos de rochas sedimentares.
METAMÓRFICAS: São o resultado da transformação das rochas magmáticas, sedimentares ou mesmo de outras metamórficas, por processos químicos e físicos nas grandes profundidades da Terra. O mármore, por exemplo, é formado a partir do calcário, quando este é submetido a altas temperatura e pressão.
Referência: Revista Guia do Estudante.
Por hoje é só, pessoal!
Bons estudos e um forte abraços!
Henrique Pontes
Nenhum comentário:
Postar um comentário