quarta-feira, 4 de outubro de 2023

ESTADOS UNIDOS - Exercícios com gabarito

 




1) A região onde se concentra a indústria de tecnologia de ponta, nos Estados Unidos, é:

a) Costa Leste

b) Grandes Lagos

c) Golfo do México

d) Costa Oeste

e) Vale do Mississipi-Missouri

 

2) O escritor uruguaio Eduardo Galeano afirmou que “As treze colônias do norte tiveram, pode-se bem dizer, a dita da desgraça. Sua experiência histórica mostrou a tremenda importância de não nascer importante. Porque no norte da América não tinha ouro nem prata, nem civilizações indígenas com densas concentrações de população já organizada para o trabalho...”.

GALEANO, Eduardo. As veias abertas da América Latina. 20ª Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985, pág. 146.

Além dos fatores mencionados pelo escritor uruguaio como não atrativos para a colonização inglesa das Treze Colônias Britânicas na América mostradas no mapa, podemos acrescentar a

a) ausência de solos tropicais férteis que permitissem a produção em larga escala de gêneros agrícolas

b) constante instabilidade geológica, em uma área onde predominam os choques de placas tectônicas

c) existência do clima semiárido que inibe o desenvolvimento da pecuária leiteira e da pecuária de corte

d) inexistência de rios com drenagem exorréica, que permitissem o escoamento da produção pelo oceano Atlântico

e) presença de uma floresta latifoliada, densa e higrófita, que dificultava a ocupação e a posterior exploração da terra

 

3) Analise as proposições sobre o espaço Norte Americano.

I. A indústria se concentra na porção Leste do país. II. No Nordeste encontra-se uma das regiões de maior concentração urbano-industrial do planeta. III. No Sul uma atividade que merece destaque é a indústria do turismo. IV. A religião predominante é a protestante. V. É o país que mais produz armas no planeta.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras

b) Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras

c) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras

d) Somente a afirmativa IV é verdadeira

e) Todas as afirmativas são verdadeiras

 

4) Observe o mapa.

Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre os EUA,a) aponte duas razões da importância geo-política desse país, na atualidade, considerando sua localização e dimensão territorial;b) explique a importância econômica, para esse país, da região circundada no mapa, considerando os recursos naturais e os aspectos humanos.

 

5) No mapa abaixo, uma seta aponta para um importante compartimento regional de relevo existente no continente destacado. Esse compartimento influenciou, consideravelmente, as condições climáticas regionais, a formação e o uso dos solos e a distribuição dos biomas. A que compartimento de relevo estamos nos referindo?

a) Montanhas Apalachianas

b) Escudo Norte-americano

c) Montanhas Rochosas

d) Escudo Canadense

e) Planície Central

 

6) Qual a principal bacia fluvial da América do Norte? Qual é sua importância para os Estados Unidos?

 

7) Indique duas características da agricultura norte-americana moderna.

 

8) Compare o Nordeste e as pradarias centrais (Prairies) dos Estados Unidos quanto à:

a) ocupação inicial do território.

b) organização econômica na atualidade.

 

9)Leia o texto.

(...) abrange várias cidades dos Estados Unidos e é composto por um conjunto de empresas com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de chips. Entre as empresas que fazem parte desse complexo de desenvolvimento tecnológico, estão as gigantes Apple, Google, NVIDIA Corporation, Eletronic Arts, AMD (Advanced Micro Devices), Yahoo!, HP (Hewllet-Packard), Intel, Microsoft, entre outras.

(http://www.techlider.com.br/2010/07/.Adaptado) 

O texto descreve a região

a) dos Grandes Lagos, na divisa com o Canadá, o berço da indústria de automóveis

b) do sul da Flórida, onde se localiza a sede da Disneyworld, um dos centros de lazer mais visitados do mundo

c) da megalópole San-San, área urbana contínua que concentra mais de 60% da população dos Estados Unidos

d) do oeste do Texas, a principal área de exploração de petróleo e onde se concentram as refinarias

e) do Vale do Silício, na Califórnia, onde se concentram muitas empresas de informática

 

10) Sobre a geografia econômica dos Estados Unidos, assinale a alternativa CORRETA.

a) O território dos EUA é dividido entre a área industrial na parte leste e o setor agrícola na região oeste

b) Os tecnopolos estão localizados nas grandes cidades da costa leste, principalmente na megalópole entre Boston e Washington

c) A região nordeste, primeira área de industrialização, passa por mudanças econômicas com a saída das indústrias tradicionais para outros países

d) O cinturão da plantação de laranja e produção de suco está na parte mais setentrional, próximo à fronteira com Canadá

 

 ________________________________


Gabarito

1) RESPOSTA D

2) RESPOSTA A

3) RESPOSTA E

4) Resposta

a) Os Estados Unidos, um país continental, localizado no Atlântico norte, faz fronteira com o Canadá, México e os oceanos Pacífico, Atlântico e Ártico. Tais aspectos, somados ao seu poderio econômico, tecnológico e militar, fazem dele uma peça importante para o equilíbrio geopolítico com a União Europeia, América Latina e bacia do Pacífico.

b) A região circundada no mapa é o nordeste americano, principal região urbano-industrial dos Estados Unidos. Área onde começou o povoamento do país, a mais populosa e povoada e com Importantes recursos naturais, tais como terra, nos Grandes Lagos, e carvão, nos Apalaches.

5) RESPOSTA C

6) Resposta

A maior e principal bacia fluvial da América do Norte é formada pelos rios Mississipi-Missouri, nos Estados Unidos. Além de banhar uma extensa área americana, a bacia, e principalmente o rio Mississipi, foi de fundamental relevância no processo de ocupação do país, sobretudo para facilitar o fluxo comercial desenvolvido nos Estados Unidos.

7) Resposta

A agricultura americana é uma das mais modernas, produtivas e competitivas do mundo (em área e volume), apresentando grande utilização de máquinas e insumos agrícolas modernos, com o predomínio de grandes e médias propriedades. Encontra-se organizada em grandes faixas – os cinturões (belts), que são formados conforme particularidades naturais e de povoamento. Os belts são especializados em determinados produtos, destacando- se trigo, milho, algodão, frutas, soja, tabaco, laranja e gado bovino. Não são monoculturas, mas culturas dominantes em área e produção com outros cultivos intercalados.

8) Resposta

a) Enquanto o Nordeste dos Estados Unidos começa a ser povoado já no início da colonização inglesa na América do Norte, por volta de 1620, com a implantação das Treze Colônias, a porção central do país, as grandes pradarias, teve sua ocupação iniciada apenas na segunda metade do século XIX, período que sucedeu a Guerra de Secessão. b) O Nordeste dos Estados Unidos corresponde, na atualidade, à maior concentração urbano- industrial do globo. Seus maiores destaques são: a indústria pesada, siderúrgica, mecânica, química e a indústria de bens de consumo, amplamente desenvolvida, beneficiada pela ocorrência de matérias-primas (ferro e carvão), energia, mão de obra e mercado consumidor. Na porção central do país desenvolve-se a agricultura comercial, os belts (cinturões); beneficiada pela topografia plana, rede hidrográfica navegável e clima com estações bem definidas. Destaque para o milho e o trigo.

9) RESPOSTA E

10) RESPOSTA C


Nenhum comentário:

Postar um comentário