segunda-feira, 10 de outubro de 2022

CONTINENTE AMERICANO - Exercícios com gabarito


 


CONTINENTE AMERICANO

 

1) México, Colômbia, Peru e Chile decidiram seguir um caminho mais curto para a integração regional. Os quatro países, em meados de 2012, criaram a Aliança do Pacífico e eliminaram, em 2013, as tarifas aduaneiras de 90% do total de produtos comercializados entre suas fronteiras.

OLIVEIRA, E. Aliança do Pacífico se fortalece e Mercosul fica à sua sombra. O Globo, 24 fev. 2013 (adaptado).

 

O acordo descrito no texto teve como objetivo econômico para os países-membros

a) promover a livre circulação de trabalhadores

b) fomentar a competitividade no mercado externo

c) restringir investimentos de empresas multinacionais

d) adotar medidas cambiais para subsidiar o setor agrícola

e) reduzir a fiscalização alfandegária para incentivar o consumo

 

2) No caso do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, a ênfase está posta no traçado de uma estratégia geral de desarticulação, não só dos inimigos reais como dos potenciais, inserida na concepção preventiva que supõe que a mínima dissidência é um sinal de perigo e de guerra futura. Deve-se ter capacidade para responder a uma guerra convencional tanto quanto para enfrentar um inimigo difuso, atentando simultaneamente para todas as áreas geográficas do planeta, Trata-se, sem dúvida, da estratégia com pretensões mais abrangentes que se desenvolveu até agora.

CECENA, A. Hegemonias e emancipações no século XXI. Buenos Aires. Ciacso. 2005 (adaptado).

Tomando o texto como parâmetro, qual tendência contemporânea impulsiona a formulação de estratégias mais abrangentes por parte do Estado americano?

a) Erradicação dos conflitos em territórios.

b) Propagação de organizações em redes.

c) Eliminação das diferenças regionais.

d) Ampliação de modelo democrático.

e) Projeção da diplomacia mundial.

 

3)



Fonte: <www.dw.com>. Acesso em: 15 mar. 2021.

 

Nos últimos anos, as relações política e econômica dos EUA com a China têm trazido consequências econômicas para o mundo. Tal conflito e sua causa estão relacionados corretamente em:

 

a) Guerra Tecnológica; corrida aeroespacial a Marte entre EUA e China.

b) Guerra Comercial; protecionismo norte-americano frente às empresas chinesas.

c) Guerra Cambial; maior valorização do Yuan/Renminbi frente ao dólar.

d) Guerra Tecnológica; evitação da entrada da internet 5G norte-americana na China.

e) Guerra Comercial; expansão chinesa na África, reduto comercial dos EUA.

 

4) As cadeias mesoceânicas ocorrem em limites divergentes de placas tectônicas, em suas porções oceânicas. Esse afastamento de placas permite a elevação do magma e a formação de nova litosfera (também chamada de novo assoalho oceânico). Essas regiões são instáveis do ponto de vista geológico, e podem apresentar atividade sísmica.



Disponível em: <www.iag.usp.br>.
Acesso em: 10 fev. 2021.

 

Com base na imagem e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que melhor descreve a situação sísmica na América do Sul.

 

a) A maior quantidade de terremotos acontece em sua porção leste. Tal fato é explicado pelo encontro de placas tectônicas na região, que formam a planície andina, zona de estabilidade geológica.

b) A maior quantidade de terremotos acontece em sua porção central, posto que essa é uma região que se encontra distante das bordas das placas tectônicas, sendo, portanto, uma região favorável ao surgimento de terremotos.

c) A maior quantidade de terremotos acontece na sua porção oeste. Tal fato é explicado pelo encontro de placas tectônicas na região, que criou a cordilheira dos Andes, zona de instabilidade geológica.

d) A maior quantidade de terremotos acontece na sua porção oeste. Tal fato é explicado pelo afastamento de placas tectônicas, responsáveis por criar terrenos predominantemente planos e de expressiva estabilidade geológica.

e) A maior quantidade de terremotos acontece em sua porção leste. Tal fato é explicado pelo afastamento de placas tectônicas na região, responsável por criar dobramentos modernos, que são zonas de estabilidade geológica.

 

5) Leia a frase abaixo.


Veja
, 28 jan. 2019.

Uma das características da política ambiental responsável pela denúncia da frase é a (o):

 

a) crescente importação de petróleo proveniente da Arábia Saudita, principal fornecedor do combustível aos Estados Unidos.

b) falta de estímulo, por parte do presidente Donald Trump, à produção de automóveis elétricos, sendo a Tesla, uma das empresas do Vale do Silício, na Costa Leste americana, uma das grandes promessas nessa área.

c) estímulo ao uso do xisto betuminoso e a reabertura de minas de carvão fechadas nos governos anteriores, em razão, principalmente, dos elevados custos de produção.

d) emissão dos resíduos das usinas geotérmicas, já que os gases do interior da Terra possuem um índice considerável de poluentes.

e) processo de retorno das indústrias siderúrgicas, grandes poluidoras, que haviam se transferido para os países periféricos, mas, com a renegociação do Nafta por parte do governo Trump, retornaram ao solo norte-americano.

 

6) Na América do Sul, a principal orientação dos investimentos nas últimas décadas foi direcionada para aumentar a oferta de commodities agropecuárias e minerais no mercado mundial. Grande parte dessas commodities está sendo consumida na China e na Índia, que são países que apresentam um rápido crescimento urbano com uma substancial mudança da distribuição territorial de suas numerosas populações. Soja, minério de ferro, alumínio, petróleo e, mais recentemente, biocombustíveis integram a pauta de exportações das nações sul- americanas.

EGLER, C. G. Crise, mudanças globais e inserção da América do Sul na economia mundial. In: VIDEIRA, S. L.; COSTA, P. A.; FAJARDO, S. (Org.).Geografia econômica: (re)leituras contemporâneas. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2011.

 

O principal risco econômico para os países da América do Sul dependentes da comercialização dos produtos mencionados no texto é o(a)

 

a) surgimento de fontes energéticas renováveis.

b) instabilidade do preço dos produtos primários.

c) distância dos principais parceiros comerciais.

d) concorrência de economias emergentes asiáticas.

e) esgotamento das reservas de combustíveis fósseis.

 

7) O Mercosul estende-se por um vasto espaço geográfico que vai do extremo norte do Brasil ao extremo sul da Argentina; agrupa quatro parceiros extremamente díspares (membros fundadores), sob o ponto de vista demográfico e econômico; e apresenta três espaços geográficos estratégicos: o seu núcleo geoeconômico e suas duas frentes de expansão de povoamento. Aponte a alternativa que possui, respectivamente a região que representa o seu núcleo geoeconômico e uma das suas fronteiras de expansão:

 

a) Sudeste Brasileiro e Cerrado Brasileiro

b) Pampa Argentino e Amazônia Brasileira

c) Bacia do Prata e Patagônia Argentina

d) Região Platina e Cerrado Brasileiro

e) Bacia do Prata e Porção Oriental do Paraguai

 

8) Os Estado Unidos com os seus mais de 9,3 milhões de km², um país de dimensões continentais, pode ser dividido em cinco grandes regiões: Nordeste Americano, Planície Central, Oeste Americano, Sul e Sudeste Americanos; e estas em dois grandes espaços geoeconômicos, um industrial e outro agrário. Comparando os dois grandes espaços industriais dos Estados Unidos: Manufacturing Belt e Sun Belt, assinale a alternativa que aponte características comparativas corretas:

 

a) Ambos têm seu desenvolvimento relacionados às inovações da segunda revolução tecnológica

b) No Manufacturing Belt predomina o modelo fordista de produção, enquanto no Sun Belt, o Toyotista.

c) O Manufacturing Belt tem Uso intensivo de Tecnologia, enquanto o Sun Belt-Uso tem uso intensivo de Mão de obra

d) Manufacturing Belt apresenta uma produção customizada e o Sun Belt uma produção em série

e) Em ambos predominam empresas de setores relacionados a terceira revolução tecnológica

 

9) A América, o segundo continente mais extenso do mundo com área superior a 42 milhões de Km²; pode ser dividido, basicamente, de duas maneiras: em América do Norte, Central e do Sul; ou América Latina e Anglo-Saxônica. Assinale a alternativa que aponta o principal critério utilizado, respectivamente, para cada divisão citada no texto.

a) Localização Geográfica e Nível de Desenvolvimento Econômico

b) Aspectos Ambientais e Aspectos Histórico-Culturais e Econômicos

c) Posição Geográfica e Tipo de Colonização

d) Localização Geográfica e Aspectos Histórico- Culturais e Econômicos

e) Quadro Natural e Nível de Desenvolvimento Econômico

 

10)             Nós devemos sublinhar simplesmente que o nacionalismo nascente não é, na América, a expressão das classes oprimidas, mas a expressão da classe colonial branca. O sonho que ela forja, inicialmente nos conventos e igrejas, de sua ruptura com a metrópole, veremos que restará até nossos dias como o privilégio dos brancos ou dos mestiços assimilados aos brancos. Certamente, o nacionalismo poderá passar do mito à ideologia. Mas tal ideologia, que se apresenta como étnica (nacionalismo), não será, ao menos até seus anos mais recentes, senão o reflexo de um grupo, o grupo dominante.

Roger Bastide. “Les mythes politiques nationaux de I’Amérique Latine”. In: Carriers internationaux de sociologie XXXIII. 1962. p. 77.

 

O texto acima reflete sobre as condições de origem das identidades nacionais latino-americanas. A esse respeito, é correto afirmar:

 

a) A identidade nacional é um produto espontâneo da imaginação do povo e, por isso, tem uma função cultural, mas não uma função política.

b) O nacionalismo latino-americano é um mito, porque é produzido pelas populações indígenas, mas é também uma ideologia, porque é defendido pelas classes dominantes.

 c) O ideário nacional dos países latino-americanos está estreitamente ligado à luta pela autodeterminação política dos grupos dominantes nas ex-colônias.

d) As antigas colônias erigem sua identidade em relação ao futuro imaginado do Estado-nação, sem levar em conta o passado e os laços de ancestralidade.

 e) A identidade nacional incorpora elementos da vida religiosa nos conventos e igrejas, mas não leva em conta o imaginário racial.

 

 

11) Aumento de produtividade

Nos últimos 60 anos, verificou-se grande aumento da produtividade agrícola nos Estados Unidos da América (EUA). Isso se deveu a diversos fatores, tais como expansão do uso de fertilizantes e pesticidas, biotecnologia e maquinário especializado. O gráfico ao lado apresenta dados referentes à agricultura desse país, no período compreendido entre 1948 e 2004.

 Scientific American Brasil, jun./2007, p. 19 (com adaptações).

 

A respeito da agricultura estadunidense no período de 1948 a 2004, observa-se que

 

a)  o aumento da produtividade foi acompanhado da redução de mais de 70% dos custos de mão-de-obra

b) o valor mínimo dos custos de material ocorreu entre as décadas de 70 e 80

c) a produtividade total da agricultura dos EUA apresentou crescimento superior a 200%

d) a taxa de crescimento das despesas de capital manteve-se constante entre as décadas de 70 e 90

e) o aumento da produtividade foi diretamente proporcional à redução das despesas de capital

 

12) Aumento de produtividade

Nos últimos 60 anos, verificou-se grande aumento da produtividade agrícola nos Estados Unidos da América (EUA). Isso se deveu a diversos fatores, tais como expansão do uso de fertilizantes e pesticidas, biotecnologia e maquinário especializado. O gráfico ao lado apresenta dados referentes à agricultura desse país, no período compreendido entre 1948 e 2004.

 

Scientific American Brasil, jun./2007, p. 19 (com adaptações).

 

Com base nas informações acima, pode-se considerar fator relevante para o aumento da produtividade na agricultura estadunidense, no período de 1948 a 2004,

 

a) o aumento do uso da terra

b) a redução dos custos de material

c) a redução do uso de agrotóxicos

d) o aumento da oferta de empregos

e) o aumento do uso de tecnologias

 

13)                Na democracia estado-unidense, os cidadãos são incluídos na sociedade pelo exercício pleno dos direitos políticos e também pela ideia geral de direito de propriedade. Compete ao governo garantir que esse direito não seja violado. Como consequência, mesmo aqueles que possuem uma pequena propriedade sentem-se cidadãos de pleno direito.

 

Na tradição política dos EUA, uma forma de incluir socialmente os cidadãos é

 

a) submeter o indivíduo à proteção do governo.

b) hierarquizar os indivíduos segundo suas posses.

c) estimular a formação de propriedades comunais.

d) vincular democracia e possibilidades econômicas individuais.

e) defender a obrigação de que todos os indivíduos tenham propriedades.

 

14) A primeira Guerra do Golfo, genuinamente apoiada pelas Nações Unidas e pela comunidade internacional, assim como a reação imediata ao Onze de Setembro, demonstravam a força da posição dos Estados Unidos na era pós-soviética.

HOBSBAWM, E. Globalização, democracia e terrorismo. São Paulo: Cia. das Letras, 2007.

 

Um aspecto que explica a força dos Estados Unidos, apontada pelo texto, reside no(a)

a) poder de suas bases militares espalhadas ao redor do mundo

b) alinhamento geopolítico da Rússia em relação aos EUA

c) política de expansionismo territorial exercida sobre Cuba

d) aliança estratégica com países produtores de petróleo, como Kuwait e Irã

e) incorporação da China à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)

 

15) Observe o mapa abaixo.

EUA - FLUXOS MIGRATÓRIOS



A partir da análise do mapa e de seus conhecimentos, podemos encontrar uma justificativa para o fluxo migratório interno nos EUA na:

 

a) maior difusão do capital financeiro, com polo em Wall Street.

b) histórica política de Marcha para o Oeste, com desenvolvimento de infraestrutura.

c) concentração industrial tradicional na Costa Oeste, com o manufacturing belt.

d) reestruturação produtiva espacial, que gera atratividade no sun belt.

e) criação de subúrbios distantes de centros urbanos com grande densidade econômica.

 

GABARITO

1) B

2) B

3) B

4) C

5) C

6) B

7) C

8) B

9) D

10) C

11) A

12) E

13) D

14) A

15) D

Nenhum comentário:

Postar um comentário