quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Entenda a crise política no Paraguai

Federico Franco assumiu governo após impeachment de Fernando Lugo.Conflito agrário que deixou 17 mortos ocasionou processo.


A grande crise política que atingiu o Paraguai no mês de junho, resultando no impeachment do presidente Fernando Lugo promovido pela Câmara dos Deputados, tem sua origem em um confronto armado em Curuguaty, 250 km a nordeste de Assunção, que causou a morte de trabalhadores sem-terra e de policiais durante a desocupação de uma fazenda.


O que aconteceu


Após o confronto armado na fazenda em Curuguaty no dia 15 de junho, os oposicionistas responsabilizaram Lugo pela morte das 17 pessoas. Em seguida, o Partido Liberal Radical Autêntico, que apoiava o presidente, abandonou o governo e agravou a crise política no país. De acordo com a ata de acusação, "o mau desempenho de suas funções aparece em sua atitude de desprezo pelo direito e pelas instituições republicanas, minando os cimentos do Estado Social de Direito proclamado em nossa Carta Magna".
O processo de impeachment aconteceu de forma extremamente rápida. Sua votação, na Câmara, aconteceu no dia 21 de junho, resultando na aprovação por 76 votos a 1 – até mesmo parlamentares que integravam partidos da coalizão do governo votaram contra Lugo. Três se abstiveram. No mesmo dia, à tarde, o Senado definiu as regras do processo.
O julgamento do processo de impeachment do presidente Fernando Lugo pelo Senado paraguaio começou no início da tarde de 22 de junho. Lugo decidiu não comparecer ao julgamento e apenas enviou sua equipe de cinco advogados para apresentar sua defesa ao Senado.
Lugo foi afastado da presidência do Paraguai pelo placar de 39 senadores contra 4, com 2 abstenções. Eram necessários dois terços dos votos dos senadores para confirmar o afastamento. Em discurso, Lugo afirmou que aceitava a decisão do Senado. Ele pediu que seus partidários fizessem manifestações pacíficas e que "o sangue dos justos" não fosse mais uma vez derramado no país.
A notícia do impeachment foi recebida sob protesto por manifestantes que ocupavam a praça em frente ao Congresso e que consideraram que houve, na verdade, um golpe contra o presidente. Houve confusão e tentativa de invadir o prédio, reprimida pela polícia.
No lugar de Lugo, Federico Franco assumiu a presidência do Paraguai. Nascido em 23 de julho de 1962 em Assunção, a capital do Paraguai, Franco é médico cirurgião. Casado, possui quatro filhos.
O novo presidente do Paraguai diz admirar o ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva e a chilena Michelle Bachelet, e é um duro crítico do líder venezuelano Hugo Chávez.


Mandato conturbado


O ex-bispo Fernando Lugo sempre teve problemas para governar o país. Desde o início de seu mandato, que começou em 2008, ele não tem maioria na Câmara e no Senado, com parlamentares sendo contrários a suas ações, especialmente na tentativa de resolver o complicado e antigo problema agrário.

Lugo foi eleito por uma frente de partidos de oposição que se uniu contra o tradicional Partido Colorado, no poder havia mais de 60 anos. Mas a aliança que se ofereceu como alternativa ao país logo se desfez, enfraquecendo a base política do presidente.
Por não conseguir tornar realidade diversos projetos, sua imagem e popularidade no país ficaram abaladas, além de sua base social, que é formada por movimentos sociais. Ele também enfrentou denúncias de paternidade por parte de quatro mulheres. Lugo reconheceu dois dos filhos, mas ainda enfrenta batalhas judiciais com as outras duas mulheres.


Processo contra o presidente e isolamento político


As denúncias de paternidade contra o Fernando Lugo causaram tentativas de setores da oposição de iniciar um processo político contra o presidente. A iniciativa não deu certo por conta de discordâncias internas na época em questão.
Em junho de 2012, entretanto, com a aliança rompida entre Lugo e seu vice, Federico Franco, que é do Partido Liberal Radical Autêntico, o processo de impeachment foi iniciado com maior facilidade, ficando politicamente isolado.








Extraído de: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/06/entenda-crise-politica-no-paraguai.html. Acesso em 04 set. 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário