domingo, 8 de maio de 2011

Derretimento das geleiras

Afinal, é verdade que o gelo dos polos está derretendo em ritmo acelerado?
Por enquanto, isso é verdade apenas no Círculo Polar Ártico. Imagens de satélite revelam que, nos últimos 30 anos, o aquecimento global fez diminuir significativamente a cobertura de gelo dessa região.
Círculo Polar Ártico
A expectativa da comunidade científica é que, já nas próximas décadas, os mares do norte fiquem totalmente livres da água congelada durante o verão - algo jamais registrado. No Círculo Polar Antártico, entretanto, o derretimento ainda é pontual, concentrado principalmente na península Antártica (aquela língua de terra cercada de ilhas que avança em direção à América do Sul). 
O problema é que, segundo os pesquisadores, o degelo vai se generalizar neste século. Tudo porque a temperatura do planeta não para de subir, empurrada pelos gases do efeito estufa lançados na atmosfera. Quanto maior for o derretimento, maior será a quantidade de radiação solar absorvida pelo oceano. Nesse cenário, a temperatura da água subiria, trazendo consequências catastróficas para a fauna marinha. Já para a humanidade, isso significaria uma elevação do nível dos mares e o provável incremento da ocorrência de fenômenos climáticos extremos.

Fonte: Consultoria Jefferson Simões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário