domingo, 5 de setembro de 2010

Educação

Quando nos aprofundamos em um assunto tão denso e importante como a educação, muitas vezes nos esquecemos de indagarmos sobre uma questão tão relevante: afinal, o que é EDUCAÇÃO? Educação é o princípio básico para que o indivíduo viva em sociedade; e viver em sociedade, inevitavelmente, nos põe em contato com a educação.
A educação passa por formas de aprendizagem e de ensino, que por conseqüência, se completam! Quem ensina também aprende e quem aprende, ensina. A educação não se limita ao ambiente escolar, expande-se por todas as camadas e setores da sociedade.
A educação está presente em casa, na rua, na escola, e a troca que a educação proporciona serve para que o indivíduo aprenda a viver em sociedade, agregando valores que lhe servirão para toda a vida, valores esses a serem repassados e/ou trocados cada vez que nos relacionamos com outras pessoas. Educação? EDUCAÇÕES! Como enfatizou Carlos Rodrigues Brandão (1984) em seu livro “O que é educação”, cada poço, cada cultura possui seus princípios de educação, não fazendo com que esses conceitos sejam universais. Para cada povo/cultura, há um leque de valores que nem sempre parecem completos ou corretos para outros povos. A educação de uma dada sociedade caminha junto com seus padrões culturais, a exemplo dos povos do Ocidente, do Oriente, indígenas e diversas outras culturas e etnias, que possuem padrões de vida e valores morais extremamente distintos, gerando, conseqüentemente, formas diferentes da educação. Porém, pensamentos etnocêntricos devem ser deixados de lado, pois a cultura ideal para um povo certamente não é o padrão ideal para outros povos, fazendo com que haja inúmeras formas de educação em diversas partes do mundo.
Pensar nesses fatores, pensar a educação, suas finalidades, suas formas e suas funções é o que nos motivou e motiva a cada dia para que possamos seguir firmes em nossa caminhada enquanto educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário