quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O PROCESSO DE TRABALHO E O ATO EDUCATIVO

Podemos entender o trabalho como um importante elemento para nos diferenciar dos animais. Através dele, transformamos a natureza conforme nossas necessidades e interesses, além de construirmos as condições necessárias para o desenvolvimento da sociedade.
O trabalho se diferencia do emprego quando é visto como essencial para a própria existência humana, sem o qual o homem não teria desenvolvido as habilidades necessárias para a construção do que entendemos por liberdade e da própria preservação de nossa espécie, assumindo, assim, um princípio educativo.
O trabalho, segundo Marx e Engels, é fundamental para a formação do cidadão e da própria sociedade. Porém, quando esse trabalho funciona como um castrador da liberdade, sonegando à criança o direito de ser criança, passa para a forma de exploração. Quando esses direitos são negados, a criança ou adolescente passa a condição de “mamífero de luxo”, segundo Gramsci. Porém, é possível orientar a criança e o adolescente a compreenderem o processo de produção como um processo de ensino-aprendizagem, onde o aprendiz adquire conhecimentos, sem que seus direitos sejam negados.

Até a próxima!
Henrique Pontes

Nenhum comentário:

Postar um comentário