sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Incêndio destrói 20 hectares do Parque Jurubatiba


Na tarde da última quarta-feira (3), o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, no trecho do município de Carapebus, foi surpreendido por um incêndio em grande proporção. Brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio) e agentes da Guarda Ambiental de Carapebus atuaram no combate ao fogo. De acordo com o analista ambiental do ICMbio e subchefe do Parque, Marcos César do Santos, o fogo destruiu aproximadamente 20 hectares da unidade, o equivalente a 20 campos de futebol. 


Marcos explica ainda que o fogo começou por volta das 14h de quarta-feira e a suspeita é de tenha iniciado através de bituca de cigarro. "Foi um dano ambiental imenso e o vento forte da tarde de quarta-feira ajudou na expansão, o que dificultou o combate", pontuou. 

Até o final do fechamento do Jornal, os profissionais ainda atuavam no combate às chamas.  

Apesar do Parque ser considerado o ecossistema de restinga mais bem preservado do país, alguns fatores estão tornando a Unidade ameaçada, como as construções irregulares na Zona de Amortecimento próximo ao Parna, na área localizada em Macaé. "Com isso, apesar de Macaé abranger apenas 1% do Parque, a área é uma das mais ameaçadas, tanto pela possibilidade de contaminação de esgoto das lagoas, via lençol freático, quanto pelo Canal Campos-Macaé, desmatamentos que ocorrem em áreas que deveriam ser preservadas" enfatizou o analista ambiental do Parque, Marcos César dos Santos.  

Por outro lado, investimentos estão sendo feitos na Unidade - que será um dos Parque turísticos da Copa de 2014. Entre eles, um Mirante de Observação e visitação turística que será construído em Quissamã (município que comporta 65% da área), mais especificamente na região da Lagoa das Garças, próxima ao balneário Praia de João Francisco; e o Centro de Visitantes em Macaé, que está sendo construído por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta assinado entre a Petrobras e Ministério Público Federal de Macaé.  

O Parque abrange os municípios de Quissamã (65%), Carapebus (34%) e Macaé (1%). A ideia é que cada município conte com um atrativo específico para receber os turistas. O que de acordo com o chefe da unidade, Carlos Alexandre Fortuna, vem agregar valor aos trabalhos dentro do Parque. "Será uma forma de desenvolvermos também a educação ambiental no local, com a participação de escolas e toda comunidade. Nossa previsão é de que investimentos sejam feitos nos três municípios que a unidade abrange: o Centro de Visitação em Macaé, o Mirante da Observação em Quissamã - com início também neste ano - e em Carapebus os trabalhos estão previstos para 2013, quando deverá ser feito um Museu da Restinga", explicou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário