segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Confluência dos rios Negro e Solimões

Em geral, as atrações turísticas mais badaladas ficam aquém das expectativas. O encontro das águas na Amazônia é uma exceção. Partindo de Manaus, sobre as águas escuras do rio Negro, menos de 10km correnteza abaixo se chega ao ponto onde suas águas negras se cruzam e se misturam com as correntes cor de barro do rio Solimões. Ao observar com atenção, vêem-se pequenos refluxos de corrente formarem redemoinhos que parecem galáxias ou xícaras gigantes de café. O espetáculo se mantém por vários quilômetros até que águas escuras e claras se transformem na envolvente cor leitosa do imenso rio Amazonas.

Como as água desses dois rios se tornaram diferentes? A resposta está na geologia das rochas subjacentes às suas nascentes. O rio Solimões é o percurso final de um sistema fluvial com 3.000km de extensão que tem início nos Andes peruanos. Seus afluentes percorrem solos recentes, de origem vulcânica. De fácil erosão, esses solos enchem anualmente as águas de seu sistema fluvial com centenas de toneladas de sedimentos. O rio Negro tem origem no norte da Bacia Amazônica, nas montanhas Pocaraima, um grupo de montanhas de arenito. Com cerca de 2 bilhões de anos, essas rochas são tão antigas que deixam poucos sedimentos na água. Na verdade, o rio Negro seria transparente se não houvesse as plantas da floresta que cobrem os 1.000km de suas margens, derramando o ácido húmico de suas folhas na água e tornando-a escura.
As água dos rios Negro e Solimões têm temperatura, nutrientes, teor de oxigênio e acidez diferentes. São tão díspares que os peixes que passam de uma para a outra ficam temporariamente atordoados. Isso os torna presas fáceis das duas espécies de botos que se concentram em grandes grupos nesse ponto de encontro das águas e junto a outro fenômenos semelhante mais adiante, em Santarém, onde as águas claras do rio Tapajós se misturam com as lamacentas do Amazonas.
Encontro do rio Negro com o rio Solimões

Um comentário:

  1. o ri negro e solimoes e uma fonte de vida para muitas pessoas.a amazonia e uma riqueza

    ResponderExcluir